Com shows de Afrocidade, Nazirê, Núbia, Edgar, Batuta e coletivos cearenses, a agenda de julho reúne música e abre espaço para as artes cênicas
O mês de julho no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura — espaço da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — celebra a diversidade da produção artística contemporânea, com destaque para artistas cearenses e sonoridades que vão do reggae às experimentações eletrônicas, passando pelo forró, rap, música instrumental e danças urbanas. Distribuída entre o Teatro Dragão do Mar e o Anfiteatro Sérgio Motta, a agenda lança um olhar sobre a riqueza criativa do Ceará em diálogo com artistas de outras regiões do país, ocupando os espaços do centro cultural com experiências que conectam tradição, ancestralidade e inovação.
A programação também explora a potência das culturas urbanas e periféricas, evidenciando expressões artísticas que emergem dos territórios, das ruas e de diversas formas de criação que movimentam a cena cultural contemporânea. “A agenda de julho reflete a vocação do Dragão do Mar como espaço de encontro entre diferentes expressões artísticas, valorizando a produção cearense e promovendo diálogos com artistas de outras regiões do país. Ao reunir manifestações ligadas às culturas urbanas, periféricas e tradicionais, fortalecemos nosso papel como um centro cultural aberto à pluralidade, à experimentação e à circulação de diferentes narrativas e modos de criação”, destaca Camila Rodrigues, superintendente do Centro Dragão do Mar.
Música
Celebrando a força, a diversidade e as múltiplas vertentes do reggae brasileiro, o Anfiteatro Sérgio Motta recebe uma noite dedicada ao gênero no dia 11 de julho, sábado. Às 19h30, a banda Nazirê abre a noite com o novo show “Reggae Love”, trazendo a essência cultural e artística do Cariri cearense em uma celebração do amor através das vibrações envolventes do reggae. Em seguida, a cantora maranhense Núbia sobe ao palco com o álbum “Sabores”, trabalho selecionado pela plataforma cultural Natura Musical que reafirma a potência do reggae produzido no Maranhão e consolida sua trajetória como uma das artistas mais promissoras da cena contemporânea. Os ingressos custam R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira). Acessível em Libras.
Já no dia 18 de julho, sábado, a partir das 19h30, a noite no Anfiteatro Sérgio Motta começa com o show “Quando Eu Era Velho”, do multiartista Batuta, que traz uma celebração da ancestralidade em constante curto-circuito com o futuro, onde ritmos fundamentais como o coco e o forró são hackeados pela batida urbana do rap, do reggae e de texturas eletrônicas. Mais tarde, também no Anfiteatro, o grupo Afrocidade apresenta um som inspirado nas mais variadas expressões da música negra e nos ritmos ancestrais que são o fio condutor do projeto, fruto de mais de 20 anos de pesquisa sonora unido a processos eletrônicos. Os ingressos custam R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira) e são vendidos em conjunto para ambas apresentações. Classificação livre. Acessível em Libras.
Também no Anfiteatro, no sábado seguinte, dia 25 de julho, às 19h30, o “Na Ponta da Agulha” promove uma noite de celebração da música negra e da cultura reggae. Referência na discotecagem em vinil em Fortaleza desde 2008, o projeto recebe duas artistas de destaque da cena cearense: Luiza Nobel, cantora de trajetória nacional e internacional, e Roberta Kaya, cantora, instrumentista e compositora ligada à cena reggae da capital.
Logo após, o músico Edgar apresenta “REWIND – Reggae, Periferia e Futuro”, composto por sonoridades e bailes de sound system misturadas com beats pesados, experimentações eletrônicas e letras inspiradas na vivência urbana e periférica. Os ingressos custam R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira) e são vendidos em conjunto para ambas apresentações. Classificação: 14 anos. Acessível em Libras.
No domingo, 26, às 17h, o projeto Pôr do Som – Música Instrumental no Dragão realiza edição especial no Anfiteatro Sérgio Motta com show do saxofonista Esdras Nogueira, um dos nomes de destaque da música instrumental indie, com quatro álbuns lançados, incluindo reinterpretações de obras de Caetano Veloso. Ingressos: R$ 20 inteira, R$ 10 meia e R$ 15 meia social, mediante doação de 1 kg de alimento, exceto sal. Classificação: livre
Artes cênicas
Abrindo a agenda das artes da cena, o Grupo Base de Teatro apresenta o espetáculo “Crendice de quem me disse” no dia 04 de julho, sábado, às 17h, no Largo da Matilde. Com humor, sensibilidade e referências à cultura popular, a montagem propõe uma reflexão sobre as crenças, lendas e tradições que atravessam gerações, influenciando modos de viver, pensar e interpretar o mundo. A peça tem entrada gratuita, classificação livre e poderá ter sua data alterada para o dia 05 em função de eventual partida da Seleção Brasileira.
O Coletivo de Teatro Alfenim apresenta no dia 24 de julho, às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. o espetáculo “A causa secreta”, inspirado no conto homônimo de Machado de Assis, em que notícias de um teatro de má reputação, localizado nas franjas da cidade, em São Januário, motivam a criação de uma fictícia “Companhia São Januário de Extravagâncias” para discutir as relações de dominação na atualidade brasileira, com ênfase à condição histórica de subalternidade do gênero feminino. Os ingressos custam R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira). Classificação: 14 anos. Acessível em Libras.
Já nos dias 25 e 26 de julho, sábado e domingo, sempre às 20h, a Cia. Loly Pop Urban Art apresenta “Obaque”, no Teatro Dragão do Mar. O espetáculo emerge da fisicalidade das Danças Urbanas, sobretudo da House Dance, para criar uma dramaturgia na qual o chão surge como campo de desvio e respiração, acolhendo pulsos que se afinam às camadas sonoras e materiais que circundam o espaço em movimento. Os ingressos custam R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira). Classificação livre.
Acompanhe a programação completa do Férias no Dragão em @dragaodomar.
Serviço
Programação Férias no Dragão
*sujeita a alterações
Sábado, 04 de julho, 17h
Espetáculo “Crendice de quem me disse”, com Grupo Base de Teatro
Largo da Matilde
Gratuito / Acessível em Libras
*Data poderá ser alterada para 5 de julho em razão dos jogos do Brasil
Sábado, 11 de julho, 19h30
Show “Reggae Love”, com Nazirê + Show Núbia (Natura Musical)
Anfiteatro Sérgio Motta
Ingressos: R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira)
Classificação Livre / Acessível em Libras
Sábado, 18 de julho, 19h30
Show “Quando eu era velho”, com Batuta + Show Afrocidade
Anfiteatro Sérgio Motta
Ingressos: R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira)
Classificação Livre / Acessível em Libras
Sexta-feira, 24 de julho, 19h30
Espetáculo “A causa secreta”, com Coletivo Alfenim
Ingressos: R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira)
Teatro Dragão do Mar
14 anos / Acessível em Libras
Sábado, 25 de julho, 19h30
“Na Ponta da Agulha” convida Luiza Nobel e Roberta Kaya + Show “REWIND”, com Edgar
Anfiteatro Sérgio Motta
Ingressos: R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira)
14 anos / Acessível em Libras
Sábado e domingo, 25 e 26 de julho, 20h
Espetáculo “Obaque”, com Cia LPUA (Loly Pop Urban Art)
Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira)
Classificação Livre
Domingo, 26 de julho, 17h
Pôr do Som – Música Instrumental no Dragão
Esdras Nogueira
Anfiteatro Sérgio Motta
Ingressos: R$10 (meia), R$15 + 1kg de alimento não perecível (meia social) e R$20 (inteira)
Classificação Livre
O post Férias no Dragão movimentam o centro cultural com reggae, artes cênicas e música instrumental em julho apareceu primeiro em Governo do Estado do Ceará.