Ícone do site Ubajara Notícias

Polícia Militar apreende paredão de som durante operação em Meruoca

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), apreendeu um paredão de som e autuou o responsável por crime ambiental durante uma operação realizada nesse domingo (31), na zona rural de Meruoca, Área Integrada de Segurança Pública 3 (AIS 3 ) do estado.

A ação foi realizada após a equipe receber informações do serviço de inteligência da PMCE e denúncias por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre um evento com utilização de equipamento sonoro em volume elevado.

Ao chegarem ao local, os policiais constataram uma aglomeração de pessoas e o funcionamento de um paredão de som no nível acima do permitido pela legislação ambiental. Com a utilização de um sonômetro, devidamente calibrado, a equipe aferiu 99,6 decibéis, configurando poluição sonora e crime ambiental.

A ocorrência teve um agravante por ter sido registrada na Serra da Meruoca, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA), unidade de conservação integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Nesses espaços, a emissão excessiva de ruídos pode provocar impactos significativos à fauna silvestre, interferindo em hábitos de alimentação, reprodução e deslocamento de diversas espécies nativas.

Durante a operação, um homem, apontado como responsável pelo equipamento, foi conduzido à Delegacia Regional de Sobral, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) onde foi autuado por crime ambiental. O equipamento foi apreendido.

Denúncias

A população pode colaborar com o trabalho policial denunciando casos de poluição sonora, caça ilegal, desmatamento e outros crimes ambientais. As informações podem ser repassadas pelos telefones 190 ou 181.

O post Polícia Militar apreende paredão de som durante operação em Meruoca apareceu primeiro em Governo do Estado do Ceará.

Sair da versão mobile