Mostra homenageia centenário do artista cearense Zé Pinto com trabalhos dos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, incluindo 13 esculturas que foram restauradas
A 4ª edição da Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios que homenageia o centenário do nascimento do artista plástico cearense Zé Pinto está na última semana de visitação. Lançada no dia 27 de março, a Mostra segue em cartaz até o dia 15 de maio, reunindo exposições com trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) no ciclo formativo 2025/2026. São obras no campo dos ofícios tradicionais (Bordado, Gravura e Prataria Artesanal) e na área da Conservação e Restauração de bens patrimoniais. A Mostra conta com uma exposição que reúne 13 esculturas do Zé Pinto que foram restauradas pelos alunos do Curso de Conservação e Restauração, sob coordenação do professor e restaurador Antônio Vieira. As obras pertencem ao acervo da Prefeitura de Fortaleza, além de coleções particulares.
Outra homenagem ao Zé Pinto é feita pelos alunos do Curso de Iniciação em Bordado e Costura, com a exposição Zé Pinto, Sucata entre linhas, que tem curadoria da bordadeira Iara Reis e reúne peças bordados inspiradas no trabalho do artista, com reaproveitamento de peças de sucata. Os alunos do Curso de Gravura Integrada também fazem uma homenagem ao artista com obras que utilizam técnicas de xilogravura, litografia, gravura em metal e serigrafia, além de outras impressões gráficas com temática livre. Esta exposição tem curadoria do artista gravurista Gerson Ipirajá.
O visitante também encontra na Mostra as exposições “Memórias preservadas”, com exibição de trabalhos de conservação e restauração feitos pela Escola; “Artes em Prataria Artesanal”, com obras produzidas pelos alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Prataria Artesanal; além de uma exibição de fotografias sobre o Projeto Patrimônio para Todos – Uma aventura através das memórias, reunindo imagens de Sandy Albuquerque e Gabriel Franck.
Sobre Zé Pinto: Zé Pinto era o nome artístico do escultor cearense Francisco Magalhães Barbosa (1925-2004), autor de um grande número de esculturas feitas a partir de peças de sucata. Autodidata, suas criações participaram de inúmeras mostras coletivas e individuais de arte, como o Salão de Abril.
Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da educação patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de conservação e restauração e de ofícios tradicionais, entre outras atividades.
IV Mostra Fazendo Arte, Aprendendo Ofícios
Data: Até 15 de maio, com visitações de segunda à sexta, das 08:30h às 16h30h.
Local: Sede da EAOTPS – Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga, Fortaleza/CE
O post Últimos dias para conferir a IV Mostra Fazendo Artes, Aprendendo Ofícios apareceu primeiro em Governo do Estado do Ceará.

