14 de outubro de 2025 – 17:09
#Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) #Humanização #Mês da Criança #Neonatologia #touquinha maluca
Wescley Jorge – Ascom HGCC – Texto
Thiago Freitas – HGCC – Fotos
A ação busca mudar a rotina do ambiente hospitalar
Como parte da programação do mês da criança, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou o projeto “Dia da Touquinha Maluca”, uma iniciativa em parceria com a Residência Multiprofissional em Neonatologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A atividade, realizada na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCo), transformou o ambiente hospitalar em um espaço de ternura, afeto e celebração da infância.
Com o uso de touquinhas coloridas e temáticas, confeccionadas especialmente para a data, os recém-nascidos hospitalizados e suas famílias viveram um momento de leveza e acolhimento em meio ao cotidiano de internação. A proposta celebra o mês da criança de forma simbólica, promove o vínculo entre equipe, bebês e familiares ao reforçar o cuidado centrado na família, acompanhada na assistência neonatal humanizada.
Familiares e recém-nascidos viveram momentos de leveza com as touquinhas no cotidiano da internação
“O ambiente hospitalar pode ser um espaço de ansiedade e insegurança para os pais, especialmente quando o bebê está internado. Ações como essa têm um impacto muito positivo, pois ajudam a fortalecer o vínculo afetivo e a tornar o ambiente mais leve e acolhedor”, explica Denise Marques, enfermeira.
Segundo Denise, a ideia surgiu a partir de uma inspiração simples e sensível. “A gente viu nas redes sociais o evento do ‘Dia do Cabelo Maluco’ nas escolas e pensamos em adaptar para o hospital. É o primeiro Dia das Crianças desses bebês com os pais, e isso tem um valor imenso. A ação melhora o psicológico das famílias, reforça o vínculo e até contribui para o desenvolvimento dos bebês, pois o afeto também é cuidado”, destaca.
A proposta promove vínculo entre equipe, bebês e familiares ao reforçar o cuidado centrado na assistência neonatal humanizada
A atividade integra as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e da Rede Cegonha, que preconizam práticas de acolhimento, empatia e valorização das singularidades de cada família.
Entre as famílias participantes, a emoção foi o sentimento predominante. A mãe Jenifer Gabrielle Cavalcante, de 25 anos, moradora de Caucaia, acompanha o filho, nascido prematuro em 10 de outubro, com apenas 25 semanas de gestação. Para ela, o gesto simbolizou esperança e acolhimento.
Os bebês utilizaram touquinhas e máscaras temáticas numa ação de humanização
“Foi muito importante porque a gente se sentiu triste, era Dia das Crianças e ele não estava com a gente (em casa). Ver o carinho da equipe colocando a touquinha foi muito emocionante. Além da emoção, tem a alegria, porque ele está sendo muito bem cuidado, com muito amor e dedicação. Isso traz alívio e conforto para o coração da gente”, relata.
O Dia da Touquinha Maluca foi uma ação simbólica e transformadora, mostrando que o cuidado hospitalar também pode ser colorido, criativo e cheio de amor. Em cada touquinha colocada, há o gesto de um serviço humanizado e focado na recuperação dos bebês.
A inspiração veio do “Dia do Cabelo Maluco” praticado em várias escolas brasileiras