7 de outubro de 2025 – 16:31
#HELV #Inteligência Artificial #prêmio #Prescrição assistida
Radene Fortaleza – Ascom Helv – Texto e fotos
A farmacêutica Karinne Felício atua na análise das prescrições médicas por meio do sistema
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu uma premiação nacional após atingir a marca de mil vidas impactadas com o uso de um sistema de inteligência artificial voltado para a farmácia clínica, que tem o objetivo de melhorar o cuidado aos pacientes. A ferramenta de inteligência artificial é disponibilizada de forma gratuita para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A tecnologia chamada de “No Harm.ai” apoia o trabalho dos farmacêuticos na análise técnica das prescrições médicas, criando barreiras que evitam erros capazes de gerar danos aos pacientes. Segundo a gerente de Farmácia do Helv, Sylvana Macedo, o sistema representa um avanço importante em segurança e qualidade no cuidado. “Ele cria barreiras para evitar que um erro de prescrição traga danos ao paciente, conferindo maior segurança ao processo de forma racional e efetiva. A ferramenta traz diversos alertas na prescrição, facilitando a análise do farmacêutico e a realização das intervenções de forma mais assertiva e qualificada”, explica Sylvana.
Implementado no Helv em julho de 2025, o programa já apresenta resultados expressivos. Em apenas dois meses, foram analisadas quase 30 mil prescrições e realizadas 2 mil intervenções farmacêuticas, impactando diretamente mil pacientes.
Para Sylvana, a aplicação de inteligência artificial (IA) na saúde marca uma nova era na assistência hospitalar. “Com a capacidade de analisar múltiplos dados, identificar padrões complexos e automatizar tarefas, as IAs impactam diretamente a qualidade, a eficiência e o acesso aos cuidados de saúde. Elas permitem melhor utilização do tempo, possibilitando que os profissionais redimensionem suas atividades e elenquem prioridades”, destaca.
Equipe da farmácia clínica recebe troféus em referência a mil vidas impactadas com o uso da tecnologia
Tecnologia expandida
Além do Helv, o No Harm.ai já está em uso em outras unidades da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa): o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), o Hospital Regional Norte (HRN), o Hospital Regional do Cariri (HRC), o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). Somente entre janeiro e julho de 2025, o sistema contribuiu para impactar 35.936 vidas nessas instituições.
No HGWA, primeira unidade a adotar a plataforma, em novembro de 2023, os resultados também são positivos. Segundo a gerente de Farmácia, Anamily Rêgo, o uso da inteligência artificial trouxe agilidade e maior segurança ao processo de checagem das prescrições. “A implantação do No Harm.ai trouxe aos farmacêuticos mais confiança na análise, permitindo identificar de forma rápida e eficaz alertas de interações medicamentosas, duplicidades e alergias. Assim, a prática clínica se torna mais eficiente, otimizando o tempo e garantindo um cuidado mais rigoroso ao paciente”, ressalta.
Anamily acrescenta que a plataforma também tem colaborado na produção de relatórios mais modernos e didáticos, fortalecendo a melhoria contínua dos protocolos clínicos. “Hoje já conseguimos implementar a ferramenta de farmacoeconomia dentro da plataforma e, em breve, teremos resultados ainda mais significativos”, conclui.