6 de outubro de 2025 – 11:21
#Proteção Social #SPS
Ascom SPS – Texto e Fotos
O sol ainda nascia quando famílias, jovens, atletas amadores e experientes começaram a se reunir no estacionamento do Shopping RioMar Fortaleza, nesse domingo (5). A 1ª Corrida da Cidadania Vapt Vupt, realizada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), reuniu 6.500 pessoas inscritas e arrecadou mais de 7 mil quilos de alimentos e 2.500 latas de leite em pó que serão destinados aos programas sociais do Governo do Estado: Mais Nutrição e Ceará Sem Fome.
Entre os participantes, histórias pessoais mostraram como a corrida é também um espaço de superação. A dupla Márcia Luana e Carlos Eduardo relataram como a prática passou a fazer parte da rotina familiar. Márcia lembrou que no início só conseguia correr três minutos na esteira. Hoje, já completa 5 km sem parar. “É uma vitória enorme para mim”, contou. Carlos Eduardo acrescentou que o maior desafio vai além da resistência física. “Não é só físico, é mental. Incentivar, acreditar e insistir fazem parte do processo”.
O personal trainer Décio Figueiredo participou acompanhado do filho Lucas e da atleta Lara Ferreira. Para ele, a experiência reuniu duas dimensões: treino e solidariedade. “O físico a gente conquista com treino, mas o mental só se trabalha na hora da corrida. E a ação solidária foi um diferencial, porque une esporte e cidadania”, destacou.
A corredora Joelma Nascimento, de 38 anos, que pratica há cerca de dois anos, também avaliou a prova de forma positiva. “A corrida foi ótima. Fiz meu tempo de 45’ em cerca de 6 km, e saio realizada. O maior desafio é mental, e isso me deixa feliz com o resultado”.
Percursos adaptados marcam corrida infantil
A corrida infantil reuniu crianças de diferentes idades em trajetos adaptados no estacionamento do shopping. Entre elas estava o estudante Yago da Silva Mendes, de 10 anos, que já demonstra paixão pelo esporte. “Comecei a correr aos 9 anos e quero continuar até o fim da minha vida. Gosto muito de correr com o meu pai.”, disse.
Para muitas crianças, foi a primeira experiência em uma prova marcada pela empolgação ao receber a medalha.
Esporte e solidariedade lado a lado
A vice-governadora Jade Romero avaliou a ação como uma demonstração prática de cidadania. “Conseguimos arrecadar quase 7 mil quilos de alimentos, que serão distribuídos para famílias em todo o Ceará. Esse é o grande resultado: além da corrida, além do esporte, é cidadania chegando para fortalecer o nosso povo”.
O secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo, reforçou o papel da participação popular no sucesso da iniciativa. “A corrida mostrou o quanto a população está disposta a participar quando a causa é solidária. Tivemos famílias, crianças, jovens e atletas correndo juntos e contribuindo com doações que vão fortalecer os programas Mais Nutrição e Ceará Sem Fome.”
As inscrições online se esgotaram em poucos minutos, com todas as 6.500 vagas preenchidas.