Ícone do site Ubajara Notícias

Saturação Total: Governo do Ceará mobiliza mais de 700 policiais em nova operação







19 de setembro de 2025 – 20:06
#725 policiais #Jangurussu #Operação Integração #Saturação Total


Eliezio Jeffry – Ascom Casa Civil – Texto

Estácio Jr. e George Braga – Casa Civil – Fotos


Agentes irão atuar em todo o estado, ampliando o patrulhamento e assegurando a tranquilidade aos cearenses

Nesta sexta-feira (19), o Governo do Ceará iniciou mais uma edição da Operação Integração Saturação Total, com saída dos agentes da Praça do Cuca, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. A ação reúne mais de 700 policiais em todo o Ceará, com 225 atuando só na capital, e reforça o compromisso em ampliar a presença das forças de segurança e garantir mais tranquilidade para a população.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, acompanhou a partida das viaturas e motocicletas das tropas. Além dos efetivos das polícias Militar e Civil, a iniciativa mobiliza agentes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).

O patrulhamento, de acordo com o titular da SSPDS, vai reforçar a segurança nas áreas mais necessárias, conforme o trabalho de inteligência da pasta. “As polícias irão fazer esse trabalho de maior ostensividade, de maior abordagem, de maior presença para proteger à nossa população”, disse.

Balanço de prisões

Nesta semana, as forças de segurança do Ceará realizaram 135 prisões em operações contra organizações criminosas. Do total, 95 correspondem à captura de suspeitos de envolvimento com grupos criminosos e com atos como a soltura de fogos de artifício e pichações. O balanço foi apresentado pelo secretário Roberto Sá, que destacou o trabalho rápido e efetivo das forças de segurança.

“A gente segue a determinação firme de combater implacavelmente essas organizações criminosas e todos os criminosos, de um modo geral. Nesta semana, eles praticaram atos de ousadia, como provocações e queima de fogos, mas nossas instituições policiais agiram de forma muito rápida, efetiva e profissional”, parabenizou.

A operação “Knockdown” resultou em sete capturas de suspeitos de integrar um grupo criminoso de origem carioca, com participação em associação para o tráfico, roubo e adulteração de veículo automotor. Duas prisões ocorreram em flagrante e outras cinco foram cumpridas por mandado judicial.

Em Sobral, a ação integrada cumpriu cinco prisões preventivas contra suspeitos de integrar grupo criminoso, além de 14 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de 14 contas bancárias. Já a operação Obstaculum cumpriu 28 mandados de prisão – sendo 12 contra pessoas que já estavam detidas – e 12 de busca e apreensão na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza.

Mais investimentos

Para reforçar as forças de segurança, o Governo do Ceará tem investido em diversas áreas. Além da inteligência, citada pelo titular da SSPDS como ponto central para as operações que resultam em prisões, o efetivo é outro destaque.

Com mais de 2 mil vagas abertas, três concursos públicos estão em andamento no estado. A previsão é de 6,7 mil novos agentes de segurança pública até 2026. Desse total, 3.053 já foram nomeados.

“Todo investimento que o Governo do Ceará vem fazendo é exatamente para combater todo tipo de criminalidade, mas, notadamente, as organizações criminosas, que são um fenômeno que está no Brasil inteiro e, obviamente, têm reflexos no Ceará. Mas nós estaremos atuantes, de forma implacável, dia e noite, identificando e prendendo, exatamente para dar mais paz e tranquilidade à nossa população”, finalizou.




Sair da versão mobile