Equipe da PMCE conquista título inédito no Open de Jiu-Jitsu da Segurança Pública no RN







15 de setembro de 2025 – 22:46



A Polícia Militar do Ceará (PMCE) alcançou um feito histórico ao conquistar, pela primeira vez, o título de campeã por equipe do Open de Jiu-Jitsu da Segurança Pública, realizado no ginásio Jorge Tavares, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, nesse domingo (14). Este ano de 2025 é a terceira edição do campeonato, que ano passado, a PMCE também desempenhou boas performances.

A delegação da PMCE foi composta por 20 atletas, sendo 19 homens e uma mulher, oriundos de diferentes unidades da Corporação. Ao todo, a competição reuniu cerca de 150 competidores, incluindo policiais e militares de forças como PMRN, PMPB, PCRN, PRF, Polícia Penal, GMC, CBMRN, Exército e Marinha, além de crianças e adolescentes participantes de projetos sociais ligados à segurança pública.

Com grande desempenho, os policiais militares cearenses garantiram o primeiro lugar da disputa com 102 pontos, seguidos pela PMPB, que somou 71 pontos, e pela PCRN, que alcançou 63 pontos. A equipe da PMCE conquistou 24 medalhas no total, sendo sete de ouro, 11 de prata e seis de bronze, consolidando o resultado inédito.

O Chefe de Delegação e participante, Ten-cel Marcos Leandro, comandante do Comando Tático Motorizado (Cotam), falou sobre a competição:

“O Open de Jiu-Jitsu da Segurança Pública prepara os atletas para outras competições de jiu-jitsu, fazendo com que os policiais se mantenham focados nessa missão árdua de estarem preparados física e mentalmente para o enfrentamento da violência, além de também contribuir individualmente com cada profissional das forças de segurança que atuam na área, uma vez que o jiu-jitsu desenvolve a autoconfiança, o preparo físico, o preparo mental e outras habilidades imprescindíveis para a nossa atividade de segurança.”

“Foi uma competição bastante difícil para nossos profissionais, uma vez que os policiais saíram do Quartel do Comando-Geral ainda na noite de sábado, viajaram a noite toda em ônibus da corporação, com apoio do nosso comandante-geral, e, ao chegarem pela manhã, já foram direto para a competição. Então, foi um sacrifício que os nossos atletas tiveram que enfrentar, mas, por outro lado, valeu a pena, porque o resultado foi positivo: nós conseguimos retornar para a nossa gloriosa Polícia Militar com o título de campeã do 3º Open de Jiu-Jitsu da Segurança Pública.”

Perguntado sobre a importândia do esporte para os profissionais da segurança pública, ele ainda enfatizou:

“O jiu-jitsu é importante para o ser humano porque desenvolve várias habilidades. Os principais benefícios de treinar jiu-jitsu são o aumento da autoconfiança, o fortalecimento muscular, a capacidade de se defender, a prática da defesa pessoal e, além disso, o preparo físico e mental. Os policiais que praticam jiu-jitsu normalmente estão mais preparados para o chamado combate corpo a corpo, causando o mínimo de efeito colateral ao imobilizar um indivíduo que esteja em reação ativa contra os profissionais de segurança pública, desde que esteja desarmado. Assim, o jiu-jitsu proporciona aos policiais esse preparo físico, mental e técnico.”

Assessoria de Comunicação da PMCE