Fórum reúne gestores municipais do trabalho do Litoral Oeste e Vale do Curu







29 de agosto de 2025 – 15:51
#Fórum #Gestores do trabalho #gestores municipais #litoral oeste #vale do curu




Na manhã dessa quinta-feira (28), São Gonçalo do Amarante recepcionou a primeira reunião do Fórum Regional do Trabalho, com a participação dos gestores municipais do trabalho, dos 17 municípios do Litoral Oeste e Vale do Curu, para juntos discutirem estratégias para o desenvolvimento do mercado de trabalho local.

Na ocasião, do secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, destacou a importância da iniciativa para compartilhar ideias e inovações. “Este é o primeiro de uma série de encontros que visam promover e integrar os municípios, possibilitando que possam identificar as semelhanças e buscar soluções conjuntas para a promoção do emprego e renda no Ceará. Vamos estar juntos nesse primeiro momento, mas o desejo é que os municípios se organizem enquanto colegiado para pleitear os assuntos mais importantes para o desenvolvimento do segmento no Ceará”.

O evento é promovido pela Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, com a presença dos municípios Iraucuba, Miraíma, Paracuru, São Luís do Curu, Paraipaba, Trairi, Tururu, São Gonçalo do Amarante, General Sampaio, Pentecoste e Itapajé.

Durante o encontro, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, destacou a importância do encontro como ferramenta de cooperação entre gestores. Para ele, o fórum representa um espaço essencial de articulação, em que cada município pode apresentar suas demandas e construir soluções conjuntas. “A união dos municípios é estratégica para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Essa troca de informações e experiências fortalece as ações voltadas aos trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltou.

O prefeito apontou ainda que a união dos municípios do Litoral Oeste e Vale do Curu, é estratégica para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Segundo o prefeito, a troca de informações e a construção coletiva de soluções contribuem para enfrentar os desafios da empregabilidade na região, garantindo mais eficiência às ações voltadas aos trabalhadores e trabalhadoras.

Boas práticas na gestão municipal

A abertura do Fórum contou com a apresentação “Boas Práticas de Políticas Públicas”, ministrada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de São Gonçalo do Amarante, Magnólia Rocha.

A gestora falou sobre as iniciativas exitosas do município, como os projetos Flor do Campo, Beco do Surf, Casa do Empreendedor, Minha Primeira Chance e o Shopping Popular. A secretária Magnólia Rocha finalizou sua apresentação, reforçando a importância da parceria. “Um amigo que está aqui do lado, que já viveu a mesma experiência e superou, pode nos conduzir nesse processo. A gente quer muito trocar experiência “.

Sobre o Fórum Regional do Trabalho

Constituído em junho desse ano, a iniciativa visa fortalecer a autonomia dos municípios na gestão e implementação de ações e programas voltados para o fomento do emprego, qualificação profissional e outras políticas laborais, adaptando-as às realidades e necessidades locais.

Os encontros têm a proposta de debater medidas de enfrentamento aos desafios do mercado de trabalho no país e no Ceará, considerando os aspectos regionais. Outras reuniões ocorrerão em todo o estado, durante o segundo semestre de 2025.