Observação: Todos os procedimentos descritos no tutorial também se aplicam aos servidores (TAEs e docentes) para acesso ao SUAP e ao e-mail institucional. Nesses casos, basta utilizar a matrícula SIAPE no lugar da matrícula acadêmica.
Porque fazer o seu e-mail acadêmico ?
Os estudantes ingressantes do IFCE devem criar um e-mail acadêmico disponibilizado pela instituição. Esse e-mail é essencial para acessar serviços do Google, como Google Classroom, Google Drive e Gmail, além dos sistemas institucionais do IFCE, utilizados para comunicação e atividades acadêmicas.
As informações acadêmicas dos alunos, incluindo o número de matrícula necessário para a criação do e-mail acadêmico, são geradas pela CCA (Coordenação de Controle Acadêmico) no ato da matrícula e ficam disponíveis no sistema Q-Acadêmico.
Primeiro acesso ao Q-Acadêmico
O que é o Q-acadêmico?
O Q-Acadêmico é um sistema utilizado para a gestão acadêmica no IFCE, permitindo o acompanhamento de matrículas, disciplinas, histórico escolar, notas e outras informações acadêmicas. Esse sistema é gerenciado pela Coordenação de Controle Acadêmico (CCA), que é responsável por sua administração e suporte no campus.
Acesse o sistema Q-Acadêmico (qacademico.ifce.edu.br) e clique na opção “Aluno”.
Para o primeiro acesso ou alteração de senha:
Na tela de login Q-Acadêmico (qacademico.ifce.edu.br), selecione “Primeiro acesso e recuperação de senha”, informe sua matrícula, clique em “Enviar” e siga as instruções enviadas para o seu e-mail cadastrado.
Primeiro acesso ao SUAP e criação do E-mail Acadêmico
1. O que é o SUAP?
O SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) é a plataforma oficial utilizada pelo IFCE para gerenciar informações acadêmicas e administrativas. Além disso, é pelo SUAP que os estudantes ingressantes devem criar seu e-mail acadêmico, essencial para o uso dos serviços institucionais e do Google.
2. Acesso ao SUAP
- Usuário: Número da matrícula acadêmica.
- Senha padrão: Utilize o formato @IFCE
(exemplo: @IFCE04021992 para 04/02/1992). - Após o login, acesse “Informações e Avisos” e selecione a opção “Escolha seu e-mail institucional” para definir seu e-mail acadêmico. Em seguida, clique em “Enviar”, conforme a imagem abaixo.
Aviso: Caso não consiga acessar utilizando a senha padrão, realize o procedimento de alteração de senha, conforme descrito no tópico “Alteração de Senha no SUAP e Acesso ao E-mail Acadêmico”.
Aguarde, no mínimo, quatro horas para que o e-mail seja criado na plataforma Google. Após esse período, para realizar o login no e-mail, será necessário alterar a senha. Para isso, acesse novamente o site suap.ifce.edu.br e clique em “Esqueceu ou deseja alterar sua senha?”
Alteração de Senha no SUAP e Acesso ao E-mail Acadêmico
- Acesse https://suap.ifce.edu.br e clique em “Esqueceu ou deseja alterar sua senha?“.
- Insira seu login (Matrícula acadêmica).
- Confirme o CPF, marque o CAPTCHA e clique em “Enviar”.
- Siga as instruções enviadas ao e-mail pessoal cadastrado no ato da matrícula para criar uma nova senha.
-
Acesse o seu e-mail pessoal e leia a mensagem recebida, lembrando de conferir se não foi para a caixa
Spam/Lixo eletrônico. Digite a nova senha seguindo o padrão sugerido (no mínimo 8 caracteres com
variações de letras maiúsculas e minúsculas e/ou números e símbolos).
Importante: O processo de alteração de senha do SUAP pode ser realizado a qualquer momento, especialmente quando houver a necessidade de trocar a senha do e-mail acadêmico, uma vez que as senhas do SUAP e do e-mail acadêmico são sincronizadas.
Para acessar seu e-mail acadêmico, entre em gmail.com.
Em caso de dificuldades na criação do e-mail acadêmico/institucional, o aluno pode entrar em contato com a CTI pelo e-mail [email protected] ou comparecer diretamente ao setor.