Aesp/CE inicia formação continuada de 216 agentes da Polícia Militar do Ceará







2 de maio de 2025 – 16:52
#Aesp/CE #agentes #Formação Continuada #início #PMCE


Ascom Aesp/CE – Texto e Fotos


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na manhã desta sexta-feira (2), a solenidade de Aula Inaugural de Oito Cursos de Formação Continuada para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). O evento aconteceu no auditório da instituição, em Fortaleza, e contou com as presenças de autoridades da Segurança Pública do Estado, como o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, e o coronel comandante-geral da PMCE, Sinval Sampaio.

A solenidade contemplou oito cursos de formação continuada para a Polícia Militar do Ceará que serão realizados pela Aesp, entre eles: Curso de Controle de Distúrbio Civis (CCDS/2025); Curso de Polícia Judiciária Militar, que será realizado pela primeira vez no Estado do Ceará; Curso de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac); Curso Básico de Rastreador de Combate (CBRC/BEPI – Turma III/2025); Curso de Policiamento Turístico (CPTUR/BPTUR); Curso de Policiamento Ambiental (CPA); Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM/RAIO – Turma VI/2025); e Curso de Policiamento Montado (CPMONT – Turma I/2025). Com isso, 216 agentes da segurança pública serão contemplados.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, destacou a qualificação continuada dos profissionais de segurança pública e reforçou o compromisso do Governo do Ceará com a valorização dos agentes. “Estamos aqui na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará para a solenidade que dará início à formação continuada de oito cursos para a Polícia Militar do Ceará. Estamos aqui com a presença também do nosso comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sampaio, e demonstrando através de ações, como essas aqui hoje, a diretriz do nosso secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, dr. Roberto Sá, e do nosso governador do Estado, Elmano de Freitas, de modernizar, de fortalecer e de capacitar o nosso maior e o principal ativo institucional de todas as nossas Forças de Segurança Pública, que são os homens e as mulheres que as compõem”, constatou.

O gestor ainda falou sobre a relevância da iniciativa e os impactos positivos esperados com os cursos ofertados. “A partir dessas capacitações, desses aperfeiçoamentos, o serviço que é prestado de segurança pública nas ruas da Capital, Região Metropolitana, Interior Norte e Sul, tende a ser cada vez mais efetivo e mais eficiente, significando o aumento de prisões qualificadas, do policiamento preventivo, da prevenção criminal e também da redução dos índices de criminalidade, garantindo assim cada vez mais paz, tranquilidade e qualidade de vida para o nosso povo do estado do Ceará. É o compromisso da Academia Estadual de Segurança Pública com a capacitação de excelência e com a segurança pública do Ceará”, destacou o diretor.

O coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Sinval Sampaio, ressaltou a importância da parceria entre a PMCE e a Aesp na formação continuada dos agentes. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso conjunto com a melhoria da segurança pública em todo o estado. “São cursos que impactam diretamente em vários processos de policiamento, seguindo o princípio da universalidade do policiamento. Então assim, a Academia tem feito parte desde a sua criação da capacitação dos policiais militares. Para nós é muito importante participar de tudo isso e também poder contar com a Aesp nesta capacitação que vem sendo desenvolvida. Com certeza teremos uma segurança pública melhor, e com certeza teremos uma Academia e uma Polícia Militar melhoresr” afirmou.

Presenças

Estiveram presentes também o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; o coronel comandante da Diretoria de Planejamento Operacional da PMCE, Kilderlan Nascimento de Sousa; o diretor de Ensino Policial Militar da Aesp, coronel Evandro Queiroz; o coronel comandante da Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar da PMCE, Marcos Allen Monteiro; o comandante de Policiamento de Choque (CPChoque), tenente-coronel Antônio Gonçalves Cavalcante; o comandante do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) a PMCE, tenente-coronel Joaquim de Oliveira Silva, além de outras autoridades civis e militares.