23 de abril de 2025 – 15:11
#1º trimestre #Abertura #Destaque Nacional #MPEs
Ascom Jucec – Texto e Imagem
O estado teve aumento de 57% no número de novas micro e pequenas empresas constituídas, em relação ao mesmo período do ano passado.
O Ceará é destaque com o maior crescimento percentual na abertura de micro e pequenas empresas (MPEs) em todo o país no primeiro trimestre de 2025. Segundo levantamento do Sebrae, com base nos dados da Receita Federal, o estado teve um aumento de cerca de 57% no número de novos negócios em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre janeiro e março deste ano, o Ceará registrou 42.481 pequenos negócios, superando outros estados que também se destacaram nacionalmente, como o Piauí, com crescimento de 55,3%, e o Amazonas, com 51,3%, que ocuparam a segunda e a terceira posição, respectivamente. O setor de serviços liderou a abertura de empresas, com 26.512, enquanto o setor de comércio e indústria registraram 11.100 e 3.003 respectivamente.
De acordo com o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, o aumento no número de empresas constituídas em 2025 é um reflexo do ambiente favorável para negócios no Ceará. “Nosso objetivo é continuar apoiando os empreendedores e, assim, contribuir para o fortalecimento da nossa economia local”, afirmou.
Brasil
No primeiro trimestre deste ano, o país somou 1.408.007 novos pequenos negócios, com destaque para os microempreendedores individuais (MEI), que representam 78% do total de aberturas.
Segundo o levantamento do Sebrae, até março deste ano, o total de MEI registrados no Brasil cresceu 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto as micro e pequenas empresas aumentaram 28% no trimestre.