14 de março de 2025 – 11:52
#Biodigestor #Ceasa #Embrapa
Ascom Ceasa – Texto e Foto
O presidente da Ceasa-CE, Heberth Lima, participou na tarde de ontem (14) de reunião na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para tratar sobre o projeto do biodigestor, parceria que envolve o órgão estadual, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a entidade nacional. Também estiveram presentes, o engenheiro ambiental da Ceasa-CE, Oscar Aragão, a nutricionista do Programa Mais Nutrição, Débora Melo, o chefe-geral da Embrapa, Gustavo Adolfo Saavedra, e o pesquisador, Renato Carrha.
A implantação do biodigestor tem por objetivo utilizar os resíduos da Ceasa-CE e do Programa Mais Nutrição na produção de metano e também para compostagem, reduzindo os impactos ambientais e financeiros. O biodigestor é utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. As vantagens da biodigestão através do equipamento são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás.
Na ocasião, o grupo também visitou o Laboratório de Tecnologia da Biomassa (LTB) da Embrapa, cujo principal objetivo é realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento para a inovação, visando a geração de conhecimento, materiais, produtos e processos. Além de avaliar ações de impactos econômicos e ambientais por meio da análise do ciclo de vida dos produtos, as pesquisas do LTB oferecem oportunidades de agregação de valor às diversas atividades agrícolas e industriais do país.