Profissionais que atuam no restauro do Museu do Ceará participam de palestra sobre Patrimônio







27 de fevereiro de 2025 – 13:59
#museu do ceará #palestra #patrimônio


Ascom Secult – texto e fotos


Projeto ‘Canteiro Aberto’ apresenta a história da instituição para equipes que estão trabalhando nas obras do histórico Palacete Senador

Manhã de encontro com a história do Museu do Ceará/ Foto: Lucas Calisto

Um momento de encontro e diálogo com que faz a história acontecer. Nesta terça-feira (25), às 8h30, profissionais que trabalham no restauro do Palecete Senador Alencar, sede do Museu do Ceará, participaram de palestra e visita guiada. A iniciativa faz parte do projeto “Canteiro Aberto”.

A atividade organizada pela equipe técnica do Museu do Ceará aconteceu no auditório do Anexo Bode Ioiô. Ao longo da manhã, trabalhadores e trabalhadoras foram apresentados às origens da instituição e também teve foco em algumas das valiosas peças que compõem o acervo.

Momento para mergulhar na memória e dinâmica do Museu do Ceará/ Foto: Lucas Calisto

Além da palestra que abordou a história do Palacete Senador Alencar, o “Canteiro Aberto” apresentou a dinâmica de funcionamento e o significado deste espaço público para a população cearense. O Museu do Ceará é mantido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). É um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Reforma do Palacete Senador Alencar

A reforma do Palacete Senador Alencar conta com investimento de R$ 4.7 milhões (valor total: R$ 4.729.973,00). Este aporte advém de recursos próprios do Governo do Ceará e do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID). O projeto inclui a modernização do Museu do Ceará, atualização dos espaços de exposição e novas orientações de acessibilidade.

Atividade do projeto “Canteiro Aberto” / Foto: Lucas Calisto

O Museu do Ceará é a primeira instituição museológica oficial criada no estado. Testemunha de inúmeros acontecimentos sociais e políticos, é sinônimo, dentre outras atribuições, de preservação da memória, educação e salvaguarda das raízes do povo cearense.

Há nove décadas na vida dos cearenses, o Museu do Ceará abriga um acervo com mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que revelam a história do Ceará: Paleontologia, Arqueologia/Antropologia Indígena e Mobiliário.