última modificação:
18/02/2025 14h46
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), divulga os cursos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a serem disponibilizados até janeiro de 2026. A iniciativa visa ampliar o acesso à educação superior gratuita, especialmente para estudantes que residem em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.
Serão nove cursos oferecidos na modalidade a distância, permitindo maior flexibilidade para os estudantes. Entre as opções disponibilizadas estão três graduações e seis especializações voltadas para o aperfeiçoamento profissional. No total, serão 26 polos contemplados em todo o Ceará, com 2.550 vagas até janeiro de 2026.
Além de novas turmas para os cursos de Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, Especialização em Tecnologias Educacionais, e Licenciatura em Matemática, serão ofertados também cursos inéditos na UAB/IFCE como as especializações em Gestão para a Educação Profissional e Tecnológica, em Educação a Distância para a Educação Profissional e Tecnológica, em Gestão Escolar, em Hidrogênio Verde, e graduações em Tecnologia em Inteligência Artificial e Licenciatura em Pedagogia.
Confira:
Ofertas para 2025 |
||||
Cursos | Polos |
Quantidade |
Forma de ingresso | Data |
Especialização em Gestão |
Aracoiaba |
300 vagas |
Processo seletivo | 2025.1 |
Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica |
Camocim |
300 vagas | Processo seletivo | Janeiro de 2025 |
Especialização em Educação a Distância para a Educação Profissional e Tecnológica |
Beberibe |
300 vagas | Processo seletivo | Julho de 2025 |
Especialização em |
Caucaia Araturi |
150 vagas | Processo seletivo | Julho de 2025 |
Licenciatura em Matemática |
Camocim |
180 vagas | Vestibular | Julho de 2025 |
Licenciatura em Pedagogia |
Aquiraz |
300 vagas | Vestibular | Julho de 2025 |
Especialização em Gestão Escolar |
Baturité |
150 vagas | Processo seletivo | Agosto de 2025 |
Ofertas para 2026 | ||||
Cursos | Polos |
Quantidade |
Forma de |
Data |
Especialização em |
Aracati |
150 vagas | Processo seletivo | Janeiro de 2026 |
Tecnologia em |
Caucaia Novo Pabussu |
150 vagas | Processo seletivo | Janeiro de 2026 |
Licenciatura |
Camocim |
180 vagas | Vestibular | Janeiro de 2026 |
Licenciatura |
Aquiraz |
390 vagas | Vestibular | Janeiro de 2026 |
Segundo Gláudia Mapurunga, coordenadora-geral da UAB no IFCE, a expansão dos cursos reflete o compromisso da instituição em democratizar o ensino superior. “Nosso objetivo é garantir que cada vez mais pessoas tenham a oportunidade de acessar uma educação de qualidade, independentemente da localização geográfica”, destacou.
Ana Isabel Porto | Comunicação CREaD