24 de fevereiro de 2025 – 16:38
#2ª Cúpula Global da Alimentação Escolar #planejamento #Reunião
Rebeca Lobo – Ascom VG – Texto
Thiago Gaspar – Governo do Ceará – Fotos
O evento reunirá representantes de 108 países nos dias 18 e 19 de setembro, em Fortaleza
O Ceará se prepara para sediar a 2ª Cúpula Global da Alimentação Escolar, evento internacional que reunirá representantes de 108 países para debater políticas de nutrição e segurança alimentar. Como parte da organização, o estado recebeu, nesta segunda-feira (24), uma reunião de alinhamento com representantes do governo federal, estadual e municipal e diversas entidades parceiras para definir diretrizes estratégicas e ajustes logísticos para a realização da cúpula.
Durante o encontro, realizado na Vice-governadoria, foram discutidas questões operacionais e estruturais do evento, que será realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A reunião teve como objetivo garantir o planejamento adequado para receber as delegações internacionais e assegurar uma estrutura apropriada para os debates sobre alimentação escolar sustentável.
“O Brasil é hoje uma referência mundial em alimentação escolar, resultado de um programa consolidado ao longo de 70 anos. Somos o maior país a adotar um modelo universal, e compartilhar essa experiência é essencial para inspirar e fortalecer políticas públicas em outros países. A escolha do Ceará para sediar este evento reforça o protagonismo do estado no cenário nacional e internacional, além de evidenciar sua estrutura e preparo para receber um encontro dessa relevância”, destacou Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A articulação no Ceará será feita em parceria com Secretaria das Relações Internacionais (SRI). Para a titular da pasta, Roseane Medeiros, o encontro será um marco para o avanço das políticas de nutrição e segurança alimentar. “Certamente um evento dessa magnitude mostra que o Ceará tem um compromisso com a educação e também com a segurança alimentar dos alunos. Muito importante e gratificante poder compartilhar a experiência do Brasil e do Ceará com vários países vulneráveis do ponto de vista alimentar, como é o caso dos países africanos”, afirmou a secretária.
Entre as principais metas da Coalizão estão a recuperação dos programas de alimentação escolar afetados pela pandemia, a ampliação do acesso a refeições para crianças em situação de vulnerabilidade e a melhoria da qualidade da nutrição escolar. O objetivo central é garantir que, até 2030, todas as crianças em idade escolar ao redor do mundo tenham acesso a refeições saudáveis, promovendo segurança alimentar e desenvolvimento educacional.
Com uma programação extensa, a cúpula incluirá o anúncio de novos países parceiros, o fortalecimento dos compromissos já assumidos pelos estados-membros da Coalizão e o lançamento do relatório “O Estado da Alimentação Escolar no Mundo 2025”, produzido pela ONU e pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP). O documento trará um panorama global das políticas de alimentação escolar, apontando desafios e oportunidades para os próximos anos.
Outro destaque será a apresentação da iniciativa “The School Meals Impact Accelerator”, um projeto global voltado à expansão dos programas de refeições escolares, com o objetivo de atender mais 150 milhões de crianças e jovens em todo o mundo.