21 de fevereiro de 2025 – 17:02
#Aeroporto Internacional de Fortaleza #brasileiros deportados #estados unidos #saúde
Kelly Garcia – Ascom Sesa – Texto
Divulgação – Fotos
Equipe da Sesa esteve no Aeroporto Internacional de Fortaleza nesta sexta-feira (21)
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) contribuiu, mais uma vez, para o atendimento dos passageiros deportados dos Estados Unidos que chegaram a Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21). Os 94 brasileiros fizeram a primeira parada na capital cearense, escolhida para evitar que os brasileiros percorressem o território nacional algemados, além de encurtar a viagem. Os próximos voos terão o Aeroporto Pinto Martins como a primeira escala usual.
A Sesa, juntamente com a Força Nacional do SUS, disponibilizou atendimento com psiquiatra, enfermeiro e materiais para primeiros socorros. A pasta realizou ainda um alinhamento entre as unidades hospitalares estaduais de retaguarda, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e Samu Fortaleza para o caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência de passageiros.
Para o titular da Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR) da Sesa, Ícaro Borges, a Saúde do Ceará desempenhou um papel fundamental na acolhida dos repatriados dos EUA no Aeroporto de Fortaleza, garantindo um atendimento humanizado e eficiente. “Equipes especializadas foram mobilizadas para oferecer suporte médico, psicológico e assistencial, assegurando que todos recebessem os cuidados necessários após a longa viagem. Além da triagem de saúde, os profissionais forneceram orientações sobre serviços disponíveis e medidas sanitárias, reforçando o compromisso do estado com a proteção e bem-estar da população, por meio de uma ação conjunta com a Força Nacional do SUS, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza”, destacou.
A recepção também contou com a participação da equipe multidisciplinar do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Ceará (Sedih). A equipe conta com Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
O embarque foi acompanhado por um diplomata brasileiro desde Alexandria, cidade localizada no estado americano de Louisiana. Este é o terceiro voo chegando em território nacional. Os repatriados serão levados, em seguida, ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins (MG), que é o destino final da operação. Até o momento, 199 brasileiros já foram deportados, sendo 88 no primeiro voo e 111 no segundo.