Com protagonismo estudantil, Escola do Morumbi recebe selo 5.0

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Sara Borato

A Emefi Profª Homera da Silva Braga, presente no Morumbi, na região sul, há mais de 30 anos, foi a 17ª escola da Prefeitura de São José dos Campos a ser certificada como 5.0.

Atendendo mais de 950 alunos, do 1º ao 9º ano, a unidade escolar acolheu o selo do programa Educação 5.0 com muita festa entre alunos, profissionais da Educação e convidados na tarde desta sexta-feira (1). 

O destaque ficou por conta do protagonismo estudantil, com os próprios estudantes recebendo as autoridades e visitas em cada espaço e sala de aula, apresentando as novidades e atividades e representando a escola com orgulho e carinho. 

Protagonismo e orgulho

“A certificação traz não só adequações tecnológicas e novos espaços para a escola, mas também simboliza uma mudança de paradigma no ensino, com o aluno no centro. Estamos muito felizes e esperamos que todos, incluindo a comunidade escolar, aproveitem as novidades. Os alunos estão animados e percebem a importância deles na escola”, afirmou Douglas Dellamonica, orientador pedagógico.

“Eu me sinto muito feliz e grata com o dia de hoje na escola. Estou aqui desde o 1° ano, é como se fosse minha segunda casa e é ótimo ver os novos espaços, toda infraestrutura, ficou mais moderna, organizada e com novos recursos. Minha sala preferida é a Google”, disse a aluna Clariane Ribeiro da Silva, 12 anos, do 6° ano.

“Fiquei feliz ao tocar violino no evento de certificação e ver como a nossa escola evoluiu ao longo do tempo. Foi uma honra poder me apresentar hoje aqui”, contou Gabriel Félix Kloy, 11 anos, do 5° ano.

“Adorei a Sala de Ciências porque ela ficou bem grandona. Gosto de usar a Plei pra aprender minhas matérias preferidas, que são Artes e Matemática. Quero ser músico profissional quando crescer”, completou Gabriel.

Educação 5.0

A Emefi Homera conta com16 salas de aula, Sala de Leitura, Sala para Oficina de Aprendizagem, Sala Google, Maker, Salas para Educação Especial Inclusiva, Serviço Social e Psicólogo, play ground, espaços coletivos e salas administrativas e foi totalmente revitalizada para bem atender a comunidade escolar, com os mais de 70 profissionais da Educação.  

Por meio do programa Educação 5.0 da rede de ensino municipal, a educação pública se atualiza e acompanha o desenvolvimento do mundo, com as tecnologias e novidades que preparam a nova geração para o futuro. 

Os novos ambientes, salas, laboratórios, ferramentas tecnológicas e projetos pedagógicos visam o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais dos estudantes, que se preparam para o futuro. 

Transformação digital 

O programa Educação 5.0 foi lançado pela Prefeitura em 2021 e visa consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal com um novo modelo educacional, em que a escola passa a dispor de ferramentas tecnológicas para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação.

O programa já foi implantado em outras 16 unidades da rede municipal de ensino, que são: Emefi Alda de Souza Araújo (Jardim Mesquita), Emefi Luiza Guratti (Setville), Emefi Maria Antonieta Payar (Residencial Pinheirinho dos Palmares), Emefi Emmanuel dos Santos (Residencial Frei Galvão), Emefi Palmyra Sant’Anna (Vila Industrial), Emefi Terezinha Araújo (Jardim Santa Hermínia), Emefi Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Emefi Martha Abib Castanho (Jardim Satélite), Emefi Profª Therezinha do Menino Jesus do Nascimento (Dom Pedro I), Emefi Profº Álvaro Gonçalves (Campo dos Alemães), Emefi Profª Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana), Emefi Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jardim Pôr do Sol),  Emefi Profª Lúcia Pereira (Jd. Santo Onofre),  Emefi Profª Otacília Madureira de Moura (Vila Nova Conceição), Emefi Mercedes Rachid Edwards (São Francisco Xavier) e Emefi Doutor Possidônio José de Freitas (Galo Branco). 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário