Serviço Social na escola: exemplo de S. José é debatido em Franca


Serviço Social na escola: exemplo de S. José é debatido em Franca

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

A rede de ensino municipal da Prefeitura de São José dos Campos demonstra seu diferencial, destacando-se pelo trabalho formado por profissionais e parceiros. A atuação dos assistentes sociais nas escolas municipais foi reconhecida e será abordada em painel no 3º Seminário Internacional de Serviço Social na Educação da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), em Franca. O evento teve início nesta terça-feira (7) e segue até a próxima quinta-feira (9). 

A experiência da rede de ensino municipal será apresentada no painel “Dimensão socioeducativa do trabalho dos assistentes sociais no município de São José dos Campos”, elaborado pelos assistentes sociais Sandro Ilídio da Silva, Alice Ana Rodrigues, Lucimara de Moura e Valéria Aparecida Pinheiro Becker, profissionais que atuam na Secretaria de Educação e Cidadania. 

Segundo os profissionais, o reconhecimento no congresso é “mais um exemplo da dedicação e excelência que a Educação municipal demonstra no campo da educação e do serviço social, posição de modelo para outras cidades”.

Ampliando e fortalecendo ações

O Serviço Social atua nas escolas municipais da rede de ensino municipal desde 2021, por meio de convênio com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). 

O serviço é uma das metas do plano de governo da administração municipal em prol de um atendimento mais completo na Educação. 

Os assistentes sociais trabalham juntamente com o SOE (Setor de Orientação Educacional) da Secretaria de Educação, que atua nas escolas com orientadores e psicólogos, visando o desenvolvimento integral dos alunos, evidenciando a importância da escola e do estudo, acompanhando frequência, orientando sobre o desenvolvimento na aprendizagem, com olhar individualizado para a necessidade de cada estudante, e ainda reconhecendo e incentivando o protagonismo.

Na Educação Infantil, o Serviço Social contribui na análise diagnóstica de território, prevenção ao absenteísmo e evasão escolar, situação de vulnerabilidade e violação de direitos, ações preventivas, entre outras. 

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário