Midiaeducação, inteligência artificial e proteção de dados são destaques do seminário MultiRio 30 Anos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Reprodução

Com oficinas sobre temas como inteligência artificial e jornalismo estudantil, dentro de uma programação formada por mesas temáticas com especialistas, a MultiRio realizou um seminário no Museu de Arte do Rio (MAR) nesta quarta-feira (18/10), data em que comemora 30 anos. O evento também marcou o lançamento do projeto E Agora? Um Rolé Digital, uma plataforma com narrativas interativas em formato RPG voltada para estudantes. Os debates foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis no YouTube.

Na abertura do evento, estiveram o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha; o presidente da MultiRio, Paulo Miranda; e a subsecretária municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, Luana Cardoso, que representou a Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, na parceira do lançamento do projeto E Agora? Um Rolé Digital.

– Gostaria de parabenizar o time da MultiRio pelos 30 anos de existência. É uma estrutura muito simbólica para a nossa cidade que tem permeado muito da nossa estratégia audiovisual, da nossa mídia educativa. Toda a história da MultiRio tem uma coerência muito forte nesse processo. Principalmente nos momentos de maior tensão e dificuldade, como foi durante a pandemia. A MultiRio esteve muito presente durante esse processo e segue presente na nossa reflexão sobre como devemos pensar a educação das nossas crianças – disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, durante o evento.

O presidente da MultiRio, Paulo Miranda, ressaltou a história da Empresa e lembrou os atuais desafios:

– Ao longo desses 30 anos, o desafio cresceu, apesar de toda a qualidade dos projetos e dos recursos desenvolvidos nesse tempo. Continuamos com o desafio que pode ser sintetizado na responsabilidade de dar a oportunidade às crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro de se desenvolverem plenamente como cidadãos nesse mundo cada vez mais digital. Sempre com a visão de que o nosso trabalho não é trazer tecnologia para a sala de aula. Nosso compromisso é trazer a cada professor, a cada aluno, recursos adicionais que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

Projeto E Agora? Um Rolé Digital

Durante o evento, foi apresentado o projeto inédito desenvolvido em parceria por equipes da MultiRio e das subsecretarias da Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela equipe de Proteção de Dados e Integridade da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT), uma espécie de “jogo interativo” em que  crianças e jovens navegam em um site que conta histórias de personagens – elaborados a partir da fauna brasileira – e que são confrontados com decisões do dia a dia.

– Estamos muito felizes com o lançamento do jogo interativo, que traz dilemas e questões do dia a dia em uma linguagem pensada e adequada para a comunicação com os jovens. Conceitos de integridade devem fazer parte da vida de crianças desde cedo. Esta parceria da SMIT com a SME e a MultiRio nos deixa muito animados, por ser mais uma entrega para a formação de uma sociedade mais ética – disse o secretário municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, Rodrigo Corrêa.

A partir das situações apresentadas, os jovens podem aprender sobre questões éticas do seu cotidiano. A narrativa interativa tem o nome de E Agora? Um Rolé Digital. Na plataforma digital (www.multi.rio/eagora), os estudantes de escolas municipais poderão viver situações e tomar decisões a partir do que é apresentado. O E Agora? apresenta três histórias interativas nas quais os estudantes escolhem o final e aprendem mais sobre segurança digital e proteção de dados.

Segundo Luana Cardoso, subsecretária de Integridade, Transparência e Proteção de Dados da SMIT, não existe caminho mais promissor do que implementar políticas públicas por meio da educação e contribuir com a formação dos nossos jovens:

– Foi pensando nisso que nasceu o projeto E agora?, e procuramos a MultiRio e a SME. Era um sonho e agora virou realidade. A MultiRio embarcou nesse sonho com a gente, no desenvolvimento desta plataforma que abarca a proteção de dados e a integridade para jovens e crianças.

Mesas de debate

Os temas das mesas de debate foram Educação Mediática na Sociedade Digital, com a professora Sara Pereira, da Universidade do Minho (Portugal), sobre a literacia midiática e suas competências; e A Escola e a Inteligência Artificial, com as professoras Adriana Bruno (UniRio) e Priscila Lima (UFRJ), na qual abordaram conceitos relacionados à IA e suas implicações na escola e na sociedade.

Já no debate GETs: Abrindo as Portas para a Inovação, o subsecretário Adriano Giglio (SME), a diretora Debora Garofalo (MultiRio) e os professores Roselaine Silveira (GET Max Fleiuss) e Luiz Gustavo Queiroz (GET Marechal Mascarenhas de Moraes) trataram sobre o programa dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) e sua estruturação pedagógica, além de os professores terem contado sobre a implantação nas suas escolas.

A mesa Boas Práticas em Midiaeducação trouxe as professoras Andrea Dias (E.M. Madrid) e Mariane Pinto (E.M. Oswaldo Teixeira) para falar das iniciativas de rádio e jornal, respectivamente, em suas escolas, além de Guilherme Carvalho, da Escola do Olhar/MAR. Escola, Câmera, Ação foi uma mesa com a exibição de filmes das escolas da Rede Municipal selecionados para o Festival do Rio e a participação de Marialva Monteiro (Cineduc) e dos professores Lídia Santos (E.M. Bolívia) e André Brilhante (Núcleo de Arte Leblon), com estudantes realizadores dos filmes. Foi realizada, ainda, a mesa E Agora? Um Rolé Digital, que marcou o lançamento do projeto e contou um pouco do seu desenvolvimento, com Marcelo Salerno (MultiRio), Ana Paula Vasconcellos e Karina Uchôa, ambas da SMIT, e a coordenadora Joana Oscar (SME).

– Para nós foi um presente estar nesse momento importante da MultiRio, trazendo um pouco do nosso trabalho, falar desses aspectos. E viva a MultiRio, que venham mais 30 anos – comemorou o professor André Brilhante, do Núcleo de Arte Leblon, que participou de uma das mesas de debate.

– Agradeço à MultiRio pela oportunidade de estar comemorando seus 30 anos. Foi muito bom porque conheci outros profissionais e trabalhos ótimos também – disse Wilson, de 12 anos, aluno da E.M. Georg Pfisterer, que participou da mesa que falou sobre o audiovisual nas escolas. Ele é um dos estudantes que realizam filmes no núcleo.

Oficinas

As oficinas foram outras das atividades do evento. A Oficina Cultura Maker com Meias Aventuras trabalhou com professores a criação de personagens e narrativas a partir do projeto multiplataforma, com foco na alfabetização; A Oficina Criando com Inteligência Artificial abordou criação de texto e imagens com IA generativa; já a Oficina de Jornalismo Andar falou do recurso da linguagem jornalística como ferramenta pedagógica – as oficinas foram ministradas por profissionais da MultiRio.

A Oficina Proteção de Dados para Crianças foi oferecida pela Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados para estudantes do GET Cardeal Leme, que participaram do grupo focal de E Agora? Um Rolé Digital. Já a Oficina Audiovisual como Ferramenta Pedagógica, realizada pela equipe educativa do MAR, falou de metodologias do audiovisual e propôs o desenvolvimento de um projeto de vídeo.

A MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio, tem como objetivo desenvolver ações e conteúdos em diferentes mídias e plataformas, em diálogo com a política municipal de Educação. Com seu projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, a Empresa oferece um conjunto de ações para promover o desenvolvimento da cultura digital entre estudantes e professores das escolas cariocas.

Categoria:

  • 19 de outubro de 2023
  • Marcações: Conferência Internacional sobre Políticas Públicas para Educação e Música Educação MultiRio Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro

    Deixe um comentário