Hospital Municipal tem mutirão de cirurgias de cálculo renal neste sábado

Henrique Macedo


Secretaria de Saúde

Quem aguardava para fazer cirurgia de cálculo renal na rede pública de São José dos Campos teve um alívio neste sábado (7). 

A equipe de Urologia do Hospital Municipal está fazendo mutirões mensais para cirurgias de cálculo renal, popularmente chamado de pedra nos rins.

“Hoje chegou o dia, graças a Deus. Esperei pouco tempo. Estava com muita dor, tomando remédio. Fiquei internado e agora vai resolver”, disse José Lopes, 72 anos, aposentado, morador do Novo Horizonte, na região leste.

São feitas cirurgias endoscópicas, que possibilitam a quebra dos cálculos com uso de laser.

A expectativa é de que o mutirão faça 120 cirurgias extras de cálculo renal por ano. Ela é indicada quando o paciente não consegue eliminar o cálculo naturalmente através da urina. 

“Ansiosa demais. Esperei e agora vai resolver. Estava incomodando bastante. Vai acabar a agonia”, afirmou Luciana Inácio, 46 anos, moradora de Santana, na região norte.

Somente neste sábado,  foram feitas nove cirurgias para eliminar cálculos renais e uma cirurgia de próstata.

Prevenção

As causas de pedras nos rins estão relacionadas com hábitos e estilos de vida das pessoas, como sedentarismo e alimentação inadequada. Entre as dicas de prevenção, estão ingerir bastante água, ter alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de sal e a obesidade.  

Somente cirurgias urológicas, o Hospital Municipal faz 480 por ano, entre emergências e eletivas, que são agendadas. No local, são feitas uma média de 15.800 cirurgias por ano, de várias especialidades.

Eletivas

O Hospital Municipal faz mutirões de cirurgias eletivas todos os finais de semana desde março. A previsão é de que sejam feitas cerca de 1.500 cirurgias extras por ano.

Aos sábados e domingos, são feitas cirurgias extras de várias especialidades, como  ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria, urologia, ortopedia, cabeça e pescoço e cirurgia geral.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário