O PIB per capita carioca, em 2022, foi de R$ 48,8 mil, segundo o IBGE. Com a taxa média de câmbio da época, o valor era de US$ 9,5 mil. Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), em parceria com o Comitê Rio G20, da Prefeitura do Rio, caso a cidade do Rio fosse um membro do G20 – grupo que reúne as maiores e mais importantes economias do mundo –, ocuparia a 12ª colocação em PIB per capita, à frente de nove países (Rússia, China, Argentina, México, Turquia, Brasil, África do Sul, Indonésia e Índia).
– O Rio é uma cidade pulsante, com vocação turística e de negócios. Estamos recuperando a confiança dos investidores, a autoestima do carioca, e a economia vem crescendo nos últimos anos, o que já vem se refletindo na queda da taxa de desemprego, por exemplo. Essa colocação mostra que é fundamental continuarmos trabalhando para que o crescimento seja sustentável – avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.
Em 2024, a cidade do Rio será sede da reunião de cúpula do G20, grupo formado por 19 países e a União Europeia, que representam 80% do PIB global, 75% do comércio mundial e 60% da população.
– A cidade do Rio representa e reúne os desafios do desenvolvimento. O Rio de Janeiro ter um PIB per capita no meio da lista do G20 mostra que o caminho da cidade ainda é longo, mas muito já foi feito. Daí a importância de um evento como a Cúpula do G20, em que é discutido o desenvolvimento em contexto comparado, pensando em cooperação internacional e investimento para a cidade – afirma Lucas Padilha, presidente do Comitê Rio G20, da Prefeitura do Rio.