Eleição vai definir os 25 novos conselheiros tutelares de Nova Iguaçu neste domingo (1º)

Eleição vai definir os 25 novos conselheiros tutelares de Nova Iguaçu neste domingo (1º)




No próximo domingo (1º), os iguaçuanos irão às urnas para eleger os novos conselheiros que vão atuar nos Conselhos Tutelares da cidade. A exemplo das tradicionais eleições para cargos nos poderes executivo e legislativo, a votação deste fim de semana será por meio de urnas eletrônicas. Cerca de 130 candidatos concorrem a 25 vagas, cinco para cada um dos conselhos.

A eleição acontece das 8h às 17h. A expectativa é que o resultado seja divulgado ainda no domingo. Os eleitos tomarão posse em 10 de janeiro de 2024 para um mandato de quatro anos.

Vinte e quatro polos de votação estarão disponíveis, e o polo de cada eleitor é definido de acordo com a Zona e Seção eleitoral. Para saber onde votar e conhecer os candidatos, basta acessar www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/conselhotutelar e pesquisar os campos ‘polos de votação’ e ‘candidatos.

Em ‘polos de votação’, o eleitor deverá informar o número de sua Zona Eleitoral e da Seção. Automaticamente o site irá informar o local de votação correspondente e o endereço. Já em ‘candidatos’, é possível fazer a leitura do QR Codes de cada um dos Conselhos Tutelares (Austin, Cabuçu, Centro, Comendador Soares e Vila de Cava) para saber nome e número de votação dos concorrentes.

Conselho Tutelar é um órgão público responsável pela proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O conselheiro eleito terá como atribuições, entre outras, contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e também às suas famílias, atender reclamações, reivindicações e solicitações feitas por cidadãos e comunidades e exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos, aplicando as medidas protetivas pertinentes a cada um deles.

Deixe um comentário