IFSP é contemplado na chamada Finep para Praças da Ciência – IFSP

Fomento será investido na criação do Centro de Ciências, Matemática, Engenharia e Tecnologia (STEM)

O IFSP foi contemplado na chamada MCTI/FINEP/FNDCT/CT-VERDEAMARELO, Programa Praças da Ciência em museus e Centros de Ciência e Tecnologia. O objetivo da chamada é apoiar projetos que promovam a implantação de Praças da Ciência em municípios de todas as regiões do Brasil por intermédio de projetos acessíveis de baixo custo voltados para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência, incentivando a formação de Parcerias Público Privadas, criando espaços lúdicos e interativos que explorem temas de diferentes áreas do conhecimento, integrando a ciência aos brinquedos, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

A proposta contemplada foi apresentada pelo Campus Matão em atendimento ao Edital nº 93/2023 – IFSP, tendo como equipe os professores João Henrique S. Romero, Adriana B. Norcino, Ana Paula M. Lima, Filipe C. D. A. Lima, Juliana B. de Toledo e Vivian de O. Lima. No Edital nº 93/2023 também foi selecionada a proposta do Campus Salto, mas ela não foi habilitada pela FINEP. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação apoiou as duas propostas selecionadas no edital, desde a organização e revisão do material submetido, intermediando o contato com a Fundação de Apoio até a submissão.

O projeto receberá cerca de R$ 300 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para implementar um Centro de Ciências, Matemática, Engenharia e Tecnologia (STEM) permanente com metodologia lúdica, interativa, interdisciplinar e inovadora, proporcionando aos visitantes:

  • acesso a um espaço não formal de aprendizagem, que seja acessível, prazeroso, agregador e disseminador de conhecimentos, permitindo realizar divulgação científica com atividades com temas transversais (Cidadania, Educação Ambiental e Sustentabilidade e Educação Inclusiva), brincadeiras e experimentos de baixo custo para todos os públicos sob perspectiva inclusiva;
  • incentivo aos jovens a considerarem as carreiras de STEM para a escolha profissional, rompendo com visões distorcidas das áreas; 
  • realização de parcerias com instituições de ensino oferecendo cursos de formação inicial e continuada a professores, bem como com instituições privadas visando mostras itinerantes, e a manutenção do espaço e com a prefeitura para cessão de veículos democratizando a Ciência; 
  • realização de exposições de trabalhos escolares que contemplem temas STEM.

Segundo o professor João Romero, coordenador do projeto, “este será um espaço inovador no Instituto Federal, que possibilitará ações formativas para nossos alunos, comunidade externa e docentes da educação básica em espaços não formais de ensino, assim como, proporcionará estágios e também a curricularização da extensão”. O professor ainda destaca que o espaço será o primeiro museu de Ciências do IFSP, “o projeto foi pontuado melhor do que instituições tradicionais de ensino, o que nos enche de orgulho”. 

A região central do estado de São Paulo também ganhará um novo espaço de divulgação científica e lazer. Em tempo, o professor agradece “ao Campus Matão, a Reitoria, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a Prefeitura Municipal de Matão, a empresa Supley, a fundação FAI/UFSCar, e em especial, a equipe que construiu o projeto”.

 

Saiba mais sobre o edital da FINEP.

 

 

 

Deixe um comentário