Gestores comemoram avaliação inédita do curso
O curso a distância de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertado pelo Campus Boituva do IFSP — por meio de uma parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)—, foi avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC). A visita dos avaliadores aconteceu entre os dias 18 e 20 de setembro.
O objetivo dessa avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.
Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio, coordenador do Centro de Referência em Educação a Distância (CEAD) do IFSP, afirmou que a conquista é o resultado de um trabalho árduo, que iniciou em 2018, quando o IFSP recebeu seu credenciamento no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para participar do Programa UAB. “Esse marco permitiu que a instituição iniciasse as ofertas e proposições de cursos superiores e de pós-graduação no âmbito da Universidade Aberta do Brasil”, contou.
Gabriel contou que o relatório de reconhecimento atribuiu nota máxima praticamente a todos os indicadores avaliados, comprovando assim a excelência acadêmica e o compromisso do IFSP com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada. “A conquista da nota máxima na avaliação do MEC representa um reconhecimento não apenas do compromisso da instituição, mas também, de forma mais específica, do empenho dos profissionais diretamente envolvidos na gestão do curso, demonstrando o comprometimento com a excelência da educação superior proporcionada à comunidade”, afirmou.
A professora Andreza Silva Areão é a coordenadora do curso. Ela contou que está muito orgulhosa da equipe com a qual trabalha. “Esse é um esforço coletivo que envolve os professores formadores, o coordenador de tutores, os tutores virtuais e presenciais, bem como as equipes presenciais dos polos de apoio. A nota 5 que recebemos no reconhecimento do MEC é um testemunho desse esforço coletivo. A excelência só é alcançada com a dedicação de cada um de nós”.
Andreza relatou que esteve envolvida no projeto do curso desde a sua concepção, junto com os professores Paulo Evaristo e Bruno Luz. O curso de Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica (EAD) é um projeto em rede que conta com a colaboração de outros 13 Institutos Federais. A atual coordenadora contou que assumiu a função em 2020, sucedendo a professora Katiana, que atuou, na fase inicial, coordenando e estruturando o curso.
“Em 2022, tivemos um marco importante com a conclusão da primeira turma. Foram mais de 90 apresentações de TCC, todas públicas, transmitidas e disponíveis na EduPlay. Atualmente, contamos com cerca de 400 alunos matriculados, e, para 2024, está previsto o ingresso de mais 720 alunos”, contou a professora Andreza.
Para mais informações sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia e EPT, oferecido pelo IFSP Campus Boituva, acesse o site do curso.
Até o mês de setembro, outros 9 campi do IFSP tiveram, em 2023, cursos avaliados com nota máxima pelo MEC : Catanduva — Engenharia de controle e Automação; Jacareí —Design de Interiores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS); Pirituba — ADS e Engenharia de Produção; Salto — Letras e Engenharia de Controle e Automação; São Carlos — Manutenção de Aeronaves; São Roque — Viticultura e Enologia; São João da Boa Vista — Ciência da Computação; Sertãozinho — Letras e Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica; Suzano — Química Industrial.