Cocada baiana é uma das receitas do curso de culinária afro

Lucas Lemes


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Colaboração do estagiário Daniel Linhares

Participantes do curso de culinária afro de São José dos Campos realizaram, nesta semana, mais uma das receitas que a oficina oferece: a cocada baiana.

O prato é um dos doces mais tradicionais do Brasil e surgiu em meados no século 18, na Bahia, trazidos pelos povos africanos. Os doces eram preparados pelas mulheres escravizadas e, ao anoitecer, quando todos se reuniam para dançar e se distrair após a árdua rotina de escravidão, a cocada era consumida.

Roseli Monteiro Ribeiro, de 62 anos é uma das alunas do curso e aprova “É maravilhosa, além de aprender a preparar esses alimentos, você conhece a história que tem por trás da receita. Estou aproveitando bastante e espero que mais pessoas venham participar do curso”.

Inscrições abertas

A oficina é oferecida pelo Centro de Referência Afro-Brasileira e as inscrições seguem abertas. As oficinas são gratuitas e irão até janeiro de 2024.

A oficina oferece 40 vagas, 20 para o período da manhã (no Cras Centro – Rua Machado Sidney, 145 – ao lado da Casa do Idoso Centro) e 20 no período da noite (no Centro de Referência Afro-Brasileira – Rua Henrique Dias, 363 – Monte Castelo).

Com o objetivo de valorizar a culinária tipicamente brasileira, o curso resgata aspectos históricos e culturais, uma herança deixada pelos indígenas e negros ao longo de gerações.

Em cada encontro, os participantes irão receber informações sobre elementos da cultura africana e realizarão uma receita típica.

Inscrições no curso pelo telefone (12) 3909-2626 ou Cras Centro (12) 3909-8638.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Deixe um comentário