Nesta terça-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Teatro, instituído em instituída pela Lei 13.442/2017. A arte milenar utilizada desde a antiguidade como forma de expressão, aqui no Detran de Mato Grosso do Sul ganhou um aspecto educativo.
Em 2022, o projeto “Trânsito na Caixa”, foi idealizado pela servidora Danielle Sena Bertolazo e desenvolvido com a participação de Regina Silva de Abreu e Lidiana de Freitas dos Santos. O projeto foi premiado na 18ª edição do Prêmio Senatran, na categoria Educação e em junho desse ano, mais um reconhecimento, com o 11º Prêmio Cetran-MS, na categoria Destaque.
Pensando em algo inovador para levar à população ações relacionadas a educação para o trânsito, as servidoras do Detran-MS, desenvolveram o projeto “Trânsito na Caixa”, utilizando a técnica do Teatro Lambe Lambe, criada pelas bonequeiras nordestinas Denise de Santos e Ismine Lima na década de 1980.
“A equipe de educadoras do Detran/MS desenvolve constantemente pesquisas sobre metodologias de ensino, a intenção ao escolher o teatro lambe lambe foi desenvolver a educação para o trânsito de forma inovadora, levando a educação para o trânsito de forma lúdica a espaços diversos sem necessidade de instalações e estruturas complexas”, conta Danielle Sena Bertolazo.
As participantes do projeto explicam que “ao espiarem dentro da caixa, irão contemplar um espetáculo completo: com cenário, personagens, iluminação e sonoplastia, sendo transportados para uma experiência única, que irá educar e sensibilizar o olhar para temáticas importantes relacionadas ao trânsito, a cidadania e ao meio ambiente. Para acompanhar as peças, que duram em média de dois a cinco minutos, o espectador coloca um fone de ouvido e assiste à apresentação por meio e um visor”.
O “Trânsito na Caixa” é uma das ferramentas usadas pela Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-MS nos eventos que participa em escolas, praças, shoppings e eventos tradicionais nos municípios. No momento, as caixas passam por reforma para voltarem a ser usadas nas ações do Detran.
“O teatro utilizado na educação para o trânsito exerce um papel muito importante na aprendizagem, muda a perspectiva de ensino que muitas vezes é realizado de forma muito técnica com as crianças, visando sempre futuros motoristas, sem considerar que são cidadãs do presente, que utilizam a cidade agora e devem entender seus direitos e deveres. Precisam ser provocadas a fazerem reflexões sobre o momento atual em que vivem. O teatro é uma ferramenta essencial no alcance desse objetivo, pois acessa as áreas cognitivas, emocionais, sociais de crianças e adultos e trazem encantamento junto ao aprendizado”, enfatiza Danielle.
Para mais informações sobre o projeto “Trânsito na Caixa” entre em contado pelo e-mail [email protected].
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Arquivo pessoal