“Autie” foi desenvolvido por alunas do Campus Suzano em 2022
A equipe de estudantes e professoras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desenvolvedora do “Autie” — um aplicativo de suporte para mulheres autistas — está em Brasília participando da 4º Mostra Nacional de Feiras de Ciências. O evento itinerante reúne alunos da educação básica de diversas escolas públicas brasileiras, que, de 12 a 14 de setembro, vêm tendo a oportunidade de apresentar seus trabalhos tanto no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) quanto no Congresso Nacional e no Ministério da Educação (MEC).
Único projeto do IFSP convidado para a Mostra, o “Autie” foi desenvolvido pelas estudantes do Campus Suzano Anna Beatriz Gavinho da Silva, Isadora Ribeiro Vital e Leticia Pires, com a orientação da professora Vera Lucia da Silva e coorientação de Aluana Cristine Silva. A finalidade do aplicativo é dar suporte a autistas, principalmente mulheres, garantindo mais autonomia e segurança a elas, além de aumentar a visibilidade desse grupo dentro da sociedade.
Para a professora Vera, a participação na Feira tem sido uma experiência muito enriquecedora por proporcionar o contato e a troca de experiência com participantes e projetos de vários estados e instituições de ensino. “Como docente e pesquisadora foi muito importante conhecer os órgãos públicos relacionados à educação, como o MEC, CNPq e MCTI, e me aproximar de pessoas com poder de mudar as realidades institucionais”, diz. Ela complementa, ainda, que todo docente deveria ter esse privilégio para entender a grandiosidade de seu trabalho.
Com visão semelhante à de sua orientadora, a estudante Anna Beatriz Gavinho da Silva relata que durante a estadia em Brasília teve oportunidade de conhecer pessoas e projetos de vários estados. Segundo ela, “foi muito importante visitar espaços públicos, como o MCTI, MEC, CNPq e Congresso Nacional, locais onde foi possível exercer o direito, como cidadã, de reivindicar melhorias para minha instituição”.
Mais sobre o “Autie” – Desenvolvido em 2022 para o Technovation Girls Brasil, o aplicativo visa à segurança e à autonomia de autistas, principalmente mulheres. Considerando os altos e os decorrentes índices de violência doméstica, e sabendo que as mulheres autistas são mais propensas a essas situações, o aplicativo tem funções que visam auxiliá-las em seu dia a dia, como um alarme para que possam organizar suas tarefas mais facilmente, um espaço para pessoas com espectro autista conhecerem seus direitos e uma área denominada de SOS. Na função SOS, o usuário que está em crise ou em situação de violência pode pedir ajuda com mais facilidade.
Premiações – O “Autie” garantiu o 1º lugar na categoria Ciências da Saúde da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023, tendo sido único projeto do estado de São Paulo proveniente de escola pública a figurar entre os dez vencedores da Feira. O trabalho também foi um dos contemplados com o Prêmio Destaque Fórum DCNTs, premiação que tem o objetivo de valorizar projetos inovadores nas áreas de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de condições crônicas não transmissíveis (CCNTs).