Cagece inicia operação assistida de sistema de esgotamento sanitário na Prainha







7 de outubro de 2025 – 16:21




A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou a fase de operação assistida do sistema de esgotamento sanitário na Prainha, no município de Aquiraz. Com um investimento de cerca de R$ 30 milhões, o projeto beneficiará aproximadamente sete mil pessoas e fará a cobertura de esgotamento sanitário da localidade atingir o índice de 93%.

A fase de testes busca avaliar o funcionamento de todos os componentes elétricos, hidráulicos e sistemas, além de identificar a necessidade de ajustes na rede coletora e na linha de recalque. Essa etapa é crucial para garantir a total eficiência do sistema antes de sua operação definitiva, que está prevista para ser finalizada em janeiro de 2026.

Para a conclusão da obra, a Cagece implantou 30 quilômetros de rede coletora de esgoto, 10 quilômetros de linha de recalque, quatro estações elevatórias e cerca de duas mil ligações. Além disso, foi implementado um novo módulo na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que terá capacidade para tratar 56,40 litros por segundo.

O gerente de Obras da Cagece, Ítalo Feitosa, ressalta a relevância da obra, especialmente em uma região turística. “Os serviços representam os esforços da companhia para o avanço no cumprimento das metas de universalização do esgotamento sanitário estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, garantindo saúde e qualidade de vida para a população”, explica.