Estudantes do Ceará recebem autoridades da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar para almoço em escola em tempo integral







18 de setembro de 2025 – 16:27
#2ª Cupula Global #Alimentação Escolar #Alomoço #Autoridades #Coalizão #EEMTI Johnson


Isabella Campos – Ascom Casa Civil – Texto

Carlos Gibaja e Tiago Stille – Casa Civil – Foto


Referência em educação para todo o país, o Ceará recebeu, nesta quinta-feira (18), autoridades de diversas partes do mundo durante a 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar. O evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado no Centro de Eventos do Ceará, incluiu uma visita à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, onde as autoridades almoçaram junto com os estudantes.

O momento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana; da vice-governadora Jade Romero; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; além de outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas destacou a importância da alimentação escolar para a promoção da cidadania. “Estamos orgulhosos de receber esta cúpula, pois consideramos a alimentação escolar fundamental para a cidadania e para a melhoria da educação”, afirmou. No Ceará, cerca de 75% dos estudantes da rede pública estadual estão inscritos no CadÚnico. “São alunos de baixa renda, que dependem fortemente da alimentação escolar. Aqui, mostramos a prioridade que damos ao assunto”, completou o governador, durante o evento no Centro de Eventos do Ceará.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o principal objetivo do evento. “Estamos aqui com vários ministros e representantes de 80 países na Coalizão para a Alimentação Escolar no Mundo. O objetivo é garantir que, até 2030, todas as crianças da educação básica tenham, pelo menos, uma refeição por dia na escola”, afirmou. Segundo o ministro, desde a criação da Coalizão, em 2021, mais de 80 milhões de novos alunos passaram a ter acesso à alimentação escolar em todo o mundo.

Alimentação escolar como ato pedagógica

Atuando na área de alimentação escolar desde 1984, a coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Alimentação Escolar, Évilauba Gonçalves, destacou a dedicação do Governo do Ceará à política de alimentação nas escolas. “A alimentação escolar é imprescindível para os estudantes, é um ato pedagógico. Para nós, do Estado do Ceará — que somos referência em educação e temos investido de forma muito significativa na área — é uma honra poder mostrar ao mundo o nosso trabalho, que leva a sério a alimentação dos nossos estudantes”.

Com 550 estudantes matriculados, a EMTI Johnson, localizada no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, oferece três refeições diárias. Maria Luiza, de 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio, destacou a importância da alimentação escolar. “Muitos estudantes aqui não têm condições de ter esse tipo de alimentação em casa. Então, para nós, que estudamos em tempo integral, essas três refeições por dia têm muito valor”, afirmou.

Maria Luiza – que está em seu último ano na escola – ainda elogiou a comida. “Eu não tenho do que reclamar. A nossa comida é muito bem pensada e gostosa”, ressaltou. “Eu fico muito feliz de receber pessoas do mundo todo, esses ministros, na nossa escola. É o mundo valorizando a gente”, complementou.

Mão na massa

A comida preparada por Fernando Luís, cozinheiro há 20 anos, foi apreciada pelos ministros durante o almoço — mas é, sobretudo, valorizada diariamente pelos alunos da rede estadual. “É muita satisfação, sabe? A gente se dedica todos os dias, acorda às 5h da manhã para estar aqui e servir três refeições para esses garotos. São 20 anos cozinhando para o Governo do Ceará, e é um orgulho estar aqui, não só neste momento, mas todos os dias”, afirmou. “Imagine cozinhar para mais de 500 estudantes todos os dias. É um trabalho árduo, viu?”, brincou.

Para que a comida preparada por Fernando Luís entregue todos os nutrientes necessários, o trabalho vai além da cozinha. É nesse ponto que entram as nutricionistas Amanda Frota e Dandara Morais. “Para oferecer a melhor alimentação possível aos nossos alunos, levamos em consideração a diversidade do público e também a regionalidade. Incorporamos ao cardápio, principalmente, alimentos in natura ”, explicou Amanda Frota, que também é responsável técnica nutricional da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc-CE).

Com um cardápio bem planejado, ministros da Educação de vários países e outras autoridades almoçaram a mesma refeição servida aos estudantes. “O cardápio já é seguido pelos alunos e é todo planejado com alimentos in natura e minimamente processados. Pelo menos 30% dos alimentos são provenientes da agricultura familiar”, destacou. “Esse trabalho de planejar a alimentação dos estudantes é muito desafiador, e fico muito feliz em apresentá-lo em uma cúpula internacional”, concluiu a nutricionista Dandara Morais.

Para Pâmella Oliveira, estudante da 3ª série do Ensino Médio, de 17 anos, o trabalho de toda a equipe da alimentação escolar faz a diferença. “A alimentação aqui é ótima, não tenho nada para reclamar. Quando cheguei na 1ª série, fiquei meio ansiosa porque não sabia como seria, mas sempre foi maravilhoso. Somos muito bem alimentados o dia todo, e isso nos dá energia para continuar estudando”, finalizou.