Etice apresenta avanços em segurança e conectividade na Missão de Supervisão do Ceará + Digital







22 de agosto de 2025 – 16:51
#avanços #Ceará Digital #conectividade #Etice #segurança


Marcos Felipe Martins – Ascom Etice – Texto


Equipes detalham indicadores e soluções estratégicas para fortalecer a infraestrutura digital do Estado

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) participou, quinta e sexta (21 e 22), da Missão de Supervisão do Programa Ceará + Digital, realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). O encontro teve como uma das pautas a análise do progresso do componente 3, voltado à segurança da informação e a conectividade no Estado, de responsabilidade da Etice.

Durante as reuniões técnicas, as equipes da Diretoria de Operações (Diope) e da Diretoria de Tecnologia (Ditec) da Etice apresentaram os resultados alcançados e os próximos passos para a implementação de soluções estratégicas, como a gestão do Cinturão Digital do Ceará (CDC) e o Centro de Operações de Segurança (SOC). As apresentações, conduzidas pela gestora de aplicações corporativas Ana Cione e pelo consultor Fernando Carvalho, detalharam indicadores de desempenho e a evolução das contratações em andamento.

Para garantir a proteção do CDC, uma rede de fibra óptica com aproximadamente 6.000 km de extensão, a Etice está implantando o Centro de Operações de Segurança (SOC), responsável por monitorar, detectar e responder a incidentes cibernéticos. Entre os principais avanços apresentados, destacou-se o papel estratégico do SOC no fortalecimento da segurança da rede, assegurando a continuidade de serviços essenciais e a confiabilidade da conectividade no Estado.

O diretor de operações David Gois, foi responsável por conduzir as apresentações do encontro nestes dois últimos dias. Alinhado ao posicionamento do presidente da Etice, Francisco Barbosa, David enfatizou a relevância das iniciativas: “estamos construindo as bases para que o Ceará avance cada vez mais no quesito transformação digital e segurança cibernética. O Cinturão Digital e o SOC são pilares que vão assegurar a continuidade de serviços essenciais e a confiança da sociedade na tecnologia pública”.

Com o encerramento da missão, a Etice reafirma o seu compromisso em colaborar com os órgãos parceiros e com o BID na construção de soluções que impulsionam a inovação, a inclusão digital e a soberania tecnológica do Ceará.