Ubajara Notícias

Ubajara Notícias presta suas singelas homenagens do dia da mulher à essas duas grandes mulheres Ubajarenses: Maria Graciema e Marlene Mesquita.

Hoje a homenagem veio em dose dupla, à duas grandes mulheres residentes no Distrito de Jaburuna em Ubajara – Ce

Marlene Mesquita
Esposa, mãe, avó, irmã, tia, sogra e amiga. Uma mulher nascida e criada em Ubajara, para ser mais específica no Distrito de Jaburuna, onde reside até hoje. Foi na Jaburuna que ela construiu sua família, onde ela trabalhou pesado até chegar onde chegou, hoje proprietária do seu próprio negócio (Mercadinho Jaburuna), Dona Marlene como é conhecida por muitos, é uma mulher da comunidade que participa e se preocupa com a evolução do seu Distrito, sempre disposta a ajudar e colaborar com o próximo.

Maria Graciema
Pedagoga, enfermeira (uma das primeiras enfermeiras de Ubajara) professora titular e convidada em seis universidades, Dona Graciema é uma mulher de fibra, para as gerações dos dias de hoje, essa mulher representa motivo de orgulho, pois sempre lutou por aquilo que acredita, que a mulher é um ser divino, que vai além dos afazeres domésticos, vindo a contribuir com a “coisa política” adquirindo cargos administrativos e conquistando seu espaço. Hoje, dona Graciema é mãe e avó de trigêmeas, sim, todas mulheres que presenciam diariamente exemplos de liderança em seu cotidiano.

Ao chegar no Distrito de Jaburuna Dona Graciema criou a primeira escolinha na comunidade, onde Dona Marlene foi uma das primeiras professoras, ambas trabalhavam juntas para a educação infantil, engajando sempre a família na escola, isso mesmo! Há décadas atrás essas duas mulheres de fibra, já tinham a visão sábia dos dias atuais, pois sabemos que a educação vem de dentro de casa, partindo da nossa família, já o desenvolvimento e crescimento profissional, esses sim, vem dos ensinamentos das instituições educacionais e da vida.

Então, se Jaburuna hoje é vista como um distrito desenvolvido, tenha a certeza que Dona Graciema e Dona Marlene tiveram suas contribuições significativas, seja no âmbito político, comunitário, educacional, familiar ou religioso.

Por fim, é com grande orgulho que o Ubajara Notícias presta suas singelas homenagens do dia da mulher à essas duas grandes mulheres Ubajarenses: Maria Graciema e Marlene Mesquita.