Ubajara Notícias

Justiça determina desativação de 40 comarcas no interior da Ceará; veja lista

Entre as comarcas extintas se encontra Frecheirinha e Mucambo

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) vai desativar 40 comarcas no interior da Ceará. A decisão foi publicada no site do tribunal no último dia 5.

Na publicação, a instituição definiu também que as extintas comarcas serão vinculadas a varas e comarcas maiores.

Segunda a advogada Dra. Ihuna Rocha, isso é um retrocesso na justiça cearense, uma vez que as comarcas que receberão os processos das extintas não estão dando conta se quer dos processos que hoje já são de sua responsabilidade. Em um cenário nacional de busca da celeridade processual e universalização da justiça o tribunal retrocede fechando comarcas, afirmou a advogada.

Segundo a resolução 05/2019, as comarcas afetadas na região norte do Ceará serão; Forquilha, Meruoca e Mucambo que serão agregadas a Sobral; Frecheirinha que será agregada à Tianguá; Varjota que será agregada à Reriutaba; Uruoca que será agregada à Granja; Graça e Carnalbal que será agregada à São Benedito; Croatá que será agregada à Guaraciaba do Norte, Ararendar que será agregada à Crateús; Hidrolandia e Monsenhor Tabosa que será agregada à Santa Quitéria; Cruz que será agregada à Acaraú; Morrinhos que será agregada à Marco e as já extintas anteriormente Alcantaras e Pacujá serão agregada à Sobral e Martinopoli a Granja.

Confira a relação completa das comarcas extintas e as agregadoras: