Ubajara Notícias

A tradição que se transforma em conquistas, o Instituto Nossa Senhora de Fátima completa 60 anos de existência

Após altos e baixos a escola que é referência na educação na cidade de Ubajara e uma das primeiras na região da Ibiapaba, renasce nos seus 60 anos de existência, aliando tradição, valores cristãos e ensino de qualidade.

Pioneira na formação intelectual de crianças e jovens, desde 1959, o Instituto Nossa Senhora de Fátima – INSF, vem a algum tempo conseguindo inovar e se reerguer com a ajuda da comunidade escolar e de ex-alunos.

Nos últimos anos, a escola teve suas portas quase fechadas por questões de competitividade de mercado. Mas a tradição, eficiência no ensino e compromisso com a cidade de Ubajara e com seus alunos, alinhados a gratidão de ex-alunos e pais de alunos  mostraram que a fé, valores e ensino ainda podem se aliar no intuito de educar e formar cidadãos de bem.

Suas realizações são sentidas e sempre marcaram a sociedade ubajarense através das famílias que vivenciam os valores defendidos no INSF. Encontramos ex-alunos bem sucedidos em todos os segmentos da sociedade, sobretudo na região nordeste do nosso estado, desde as artes,  ciências humanas, as ciências da saúde, enfim, por todos os seguimentos. A escola foca na formação para a vida, seja ela acadêmica ou social.

A instituição é mantida pela congregação das filhas da Caridade, é o carisma vicentino de amor aos pobres, aos humildes e aos necessitados são trabalhados nos alunos, alem das matérias curriculares e acadêmicas.  Tais valores hoje são observados sobretudo nos ex-alunos, sempre que convocados para algum trabalho pela causa do pobre. Médicos, enfermeiros, advogados, engenheiros, professores, comerciantes, empresários, pais e mães de família que  passaram pelo INSF, demostram no dia a dia, que o Instituto Nossa Senhora de Fátima os formou para a vida e não apenas para a questão acadêmica.

No mundo em que vivemos, valores como os que são passados por esta escola, devem ser prioridade na formação do aluno, pois de que adianta um médico que não tem amor pelo paciente, de que adiante um advogado que não se compadece de seus clientes. Somos seres humanos, e não máquinas, o ensino e as conquistas devem ser buscados, mas os valores devem ser insculpidos.

E é com essa filosofia que o Instituto Nossa Senhora de Fátima completa seus 60 (sessenta) anos de existência.  A população ubajarense compreendeu essa filosofia e esta a cada dia reerguendo sua grandiosidade.