Ubajara Notícias

Novos roteiros em Ubajara, “a fé” – Em novos roteiros

A fé que movimento grandes festas em Ubajara, que abre as portas para que o turista possa sentir o calor do povo da cidade

Começamos a edição anterior de “Em novos roteiros” dizendo que “Parece coisa de quem esquece que existe estações do ano, pois Ubajara, localizado em uma região próximo da linha do equador, possui um clima agradável e ameno durante todo o ano. A cidade é considerada a “joia da coroa” da região ibiapabana.”

Agora digamos que além do clima e das belezas naturais Ubajara vem se transformando a cidade de grandes festas religiosas, do turismo religioso.

A cidade vem se destacando, nos últimos anos nos eventos religiosos, principalmente no segundo semestre. Pessoas de várias denominações, católicos e evangélicos estão aproveitando o segundo semestre para movimentar a cidade com suas devoções.

Os evangélicos, estão anualmente organizando a marcha para Jesus, que geralmente ocorre no mês de agosto, e por muitos anos, no dia 22 que é dedicado por lei municipal a devoção evangélica. A marcha reúne milhares de pessoas que participam de caminhadas e shows religiosos.

Já os católicos, passam todo o segundo semestre em festa, sendo a primeira comemorada no Distrito de Araticum, no sopé da serra, onde se festa o santo da humildade, São Vicente de Paulo, dos dias 09 a 18 de julho. Na festa ocorre o tradicional leilão, que todos os anos surpreende pela grandiosidade e pelo valores das prendas. Filhos ilustres de Ubajara que residem em outras cidades, aproveitam o mês de férias escolares e retornam para festejar com os locais.

Já no mês de agosto temos os festejos do padroeiro da cidade, São José, onde na matriz, o santo de devoção católica é festejado por todas as comunidades ubajarenses. A festa ocorre de 08 à 18 de agosto. Neste ano o reverendíssimo Dom Francisco Edmilson, bispo da diocese de Tianguá, presidiu a última novena (17), onde tivemos uma enorme carreata saindo da cidade de Tianguá à Ubajara, neste ano, segundo os realizadores, tivemos uma das maiores festa dedicada a São José na região da Ibiapaba.

Já no mês de setembro, se dar início a festa de São Francisco, santo que é festejados em todas as cidades da diocese de Tianguá, mas que em Ubajara, já se tornou tradicionalmente, uma das mais antiga e maiores festas, esta comemorado da dia 24 de setembro ao dia 04 de outubro, feriado municipal.

O final do semestre se dar com as festas dos Santos Arcanjos, na única capela da diocese dedicado aos três Arcanjos (São Miguel, São Rafael e São Gabriel), uma capela nova, ainda em construção, mas a devoção aos Arcanjos já tornaram os festejos um dos maiores da cidade, neste ano o Bispo diocesano ira encerrar a festa, no dia 15 de novembro, feriado nacional. Os festejos ocorrem do dia 05 ao dia 15 de novembro.

Assim, Ubajara além de todos os atrativos turísticos naturais está mostrando que também se destaca por sua religiosidade, trazendo muitas pessoas de fora para a cidade.