Ubajara Notícias

Corpo de bombeiros chega em Ubajara para ajudar na barragem Granjeiro

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e a Prefeitura Municipal de Ubajara iniciaram, na noite desse sábado (16), um trabalho preventivo de realojamento de famílias que moram ao longo do curso do Rio Jaburu, no município de Ubajara.

O realojamento é de caráter preventivo e se justifica pela etapa atual das obras de abertura de um novo sangradouro para o açude Granjeiro, que é de propriedade particular e fica localizado entre Ubajara e Ibiapina. Neste momento, está sendo feita uma redução controlada do nível açude, que se encontra bastante elevado. Por precaução, as comunidades ribeirinhas estão sendo realocadas temporariamente, até o fim desta etapa do processo.

Todo o trabalho é acompanhado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar (Cedec/CBMCE), pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), por meio da Companhia Estadual de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O CBMCE reforça a necessidade de colaboração das famílias que insistem em permanecer no local.