Dezenas de presos foram transferidos das cadeias públicas da Serra da Ibiapaba neste final de semana

Homens fortemente armados isolaram o local (Foto: Carlos Camelo)

Dezenas de presos que cumpriam  pena ou aguardavam julgamento em cadeias públicas no Interior do Ceará foram transferidos para a Grande Fortaleza neste fim de semana. As remoções aconteceram entre  o sábado (2) e o domingo (3) em, pelo menos, duas regiões do sertão cearense; Inhamuns e  a Ibiapaba. Com isso, já são mais de 80 cadeias desativadas pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária desde janeiro passado.

As cadeias públicas esvaziadas foram as das seguintes cidades: Ubajara, Croatá, Carnaubal, Ibiapina e Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba;  Crateús, Tauá, Novo Oriente, Nova Russas, Ipueiras e Poranga, nos Inhamuns.  A transferência de mais de 80 presos foi realizadas mobilizando um forte aparato de segurança e transporte envolvendo agentes penitenciários e a Polícia Militar.

Somente em Ubajara 54 presos foram encaminhados para outras unidades prisionais. Os familiares do detentos foram até a cadeia para buscar informações e observar a saída dos internos. Mães, filhos e mulheres choravam e pediam informações sobre para onde eles estavam sendo levados. Algumas mulheres passaram mal e outras até desmaiaram. No entanto, as autoridades não informaram o destino dos detentos. Sabe-se, apenas, que eles serão distribuídos pelas unidades que fazem parte do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Familiares choravam enquanto os presos eram transferidos (Foto: Carlos Camelo)