Ubajara Notícias

Depois de três meses, bica do Ipu volta a jorrar água na Serra da Ipiapaba

Bica do Ipu jorra pela primeira vez em 2018 após sequência de chuvas (Foto: Reprodução)

A Bica do Ipu, um dos símbolos do Ceará e que estava seca, voltou a jorrar nesta sexta-feira (26), após a chuva registrada no município. Há três meses não jorrava água da cachoeira, também chamada de “Véu de Noiva”.

A bica do Ipu é uma queda d’água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba, na divisa com o Piauí. O registro da queda d’água na cachoeira foi feito na tarde desta sexta-feira por Cristian Melo, morador da cidade.

 Em tupi, Ipu significa água que cai do alto, expressão que deu nome ao município. A bica do Ipu é contemplada nas páginas do romancista cearense José de Alencar, que relata os banhos de Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, em suas águas.

Prognóstico

Para o trimestre de fevereiro a abril, há 40% de probabilidade de chuvas acima da média. Sendo este o prognóstico mais positivo para o período desde 2008. Porém, ainda há chances de precipitações 35% dentro da normalidade e 25% abaixo dela. Na primeira quinzena de fevereiro, a Funceme divulgará o prognóstico para os período de março a maio.