Ubajara Notícias

Funceme prevê chuvas em todas as regiões do estado para este fim de semana

Resultado de imagem para chuva sertãoO último fim de semana do mês de janeiro deve ser de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará. A previsão realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda indica precipitações na faixa litorânea do Estado, na região Jaguaribana e no Cariri ao longo desta sexta-feira (26).

Imagem de satélite mostra nuvens sobre todo o Ceará que estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um dos sistemas indutores de chuvas durante a Pré-Estação e que também pode atuar nas primeiras semanas de fevereiro, quando tem início a quadra chuvosa.

É importante lembrar que, durante este período, sistemas como o VCAN mudam de posição de forma rápida na atmosfera, alterando as condições meteorológicas.

Chuvas

No intervalo entre as 7h desta quinta-feira (25) e as 7h desta sexta-feira (26), há registros de chuvas em, pelo menos, 27 municípios, com as maiores em Ipu, na macrorregião de Ibiapaba, com 73 mm no posto Ipu e 46 mm no posto Flores.

De quarta para quinta, o número de municípios com precipitações chegou a 94, com destaque para Massapê (81,8 mm), Senador Sá (79,0 mm), Granja (75 mm), Mucambo (75 mm) e Senador Sá (72 mm).