Cidades do interior do Ceará voltaram a registrar chuva de granizo neste fim de semana. O fenômeno ocorreu nos municípios de Massapê, na região Norte do estado, e em Santana do Cariri, no sul do Ceará.
Em Santana do Cariri, dois homens jogavam sinuca quando se assustaram com a chuva de pedras de gelos. (Veja no vídeo acima)
Esta é pelo menos a terceira vez que ocorre chuva de granizo no Ceará entre dezembro de 2017 e o início deste ano. O fenômeno mais intenso ocorreu em Parambu, em 21 de dezembro, quando uma localidade rural teve o solo coberto de gelo.
Fenômeno
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/h/D/CPJutBT8KRsMFfYjg9Zw/terra.png)
A formação do granizo não está obrigatoriamente ligada à presença de chuvas intensas. Conforme a Funceme, a presença de granizo em nuvens cumulonimbus é comum, já que as temperaturas no topo delas chega a -60°C, porém, ao cair, acaba passando para o estado líquido com a variação da temperatura.
Em regiões mais altas, como no caso da Serra dos Lopes, distrito de Parambu, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.