Ubajara Notícias

Tianguá, Guaraciaba, São Benedito e mais 30 cidades receberão areninha

O Governo do Ceará lança, nesta segunda-feira (11), o projeto Areninha. No primeiro momento serão 40 areninhas distribuídas em 38 municípios cearenses.

O governador Camilo Santana participa do lançamento da iniciativa, a partir das 8 horas, na Arena Castelão (Setor Bossa Nova). Serão R$ 2,1 milhões de investimento médio por cada Areninha, em parceria do Governo com as prefeituras – um total de cerca de R$ 70 milhões.

Confira a lista de cidades contempladas;

Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.

O que são as Areninhas?

Areninhas são campos de futebol urbanizados e requalificados pela Prefeitura de Fortaleza localizados em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto possui o objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.

Cada Areninha contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo, pavimentação e rampa de acesso para cadeirantes. Além do campo de futebol, as novas Areninhas contam com parque infantil e academia ao ar livre.

Também como parte da política municipal de valorização e incentivo à prática esportiva, nas Areninhas são implantados núcleos esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), com aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes. As aulas acontecem três vezes por semana e utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social e construção da cidadania.