Ubajara Notícias

Superintendente do Ibama diz que instituição não entrará em bate-boca com Cid Gomes

A instituição não será constrangida e não vai cruzar os braços, independente de quem quer que seja o infrator. A instituição está preocupada com a infração, e não com o infrator”.

A declaração é do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis, Ibama –Ceará, Herbert Lobo, em entrevista exclusiva concedida na manhã desta sexta-feira (9) ao programa “Ceará News”, da Rede Plus de Rádio FM.

Lobo rebateu de forma veemente as declarações do ex-governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, de que o Ibama no Ceará e o próprio presidente estariam o perseguindo politicamente. As declarações de Cid Gomes vieram após aquele órgão ter participado da fiscalização e embargo da obra de uma casa que o ex-governador estava  construindo na Serra da Meruoca.

Segundo Herbet Logo,  Ibama deu somente apoio técnico ao Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) na fiscalização da obra,  que resultou em sua interdição e na aplicação de uma multa de R$ 6 milhões ao ex-governador, por crime ambiental. Fiscais comprovaram que a construção era ilegal, pois  estava sendo realizada  numa Área de Proteção Ambiental (APA).

“O Ibama apenas contribuiu tecnicamente com o georeferenciamento da área a ser fiscalizada. O que interessa é saber: existe ou não existe crime ambiental? A obra estava sendo construída de forma ilegal ou não? Foi o Ibama que embargou a obra e aplicou a multa?  O nosso trabalho é técnico, não é de bate-boca, nem muito menos de perseguição política a quem quer que seja. Quem será denunciado pelo Ministério Público, o Ibama ou o infrator?”

Herbet Lobo disse, ainda, que a denúncia sobre as irregularidades na obra foram recebidas pela Ouvidoria do Instituto Chico Mendes, em Brasília, e a direção a distribuiu para sua regional em Parnaíba, no Piauí, que tem jurisdição com atribuição para fiscalizar a Serra da Meruoca.

Ouça a entrevista completa do superintendente do Ibama

Ceará News 7