Ubajara Notícias

Unidades Básicas de Saúde de Ubajara são alvos de reclamações

Unidade Básica de Saúde do Sítio Cajueiro

Falta de profissionais da saúde nas UBS é uma das principais reclamações da população

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), do município de Ubajara, que deveriam oferecer à população uma atenção à saúde de qualidade, não está desempenhado o seu papel. Em algumas comunidades, as consultas médicas, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e o fornecimento de medicação, não estão sendo proporcionados para a população.

A carência de profissionais e medicamentos é uma reivindicação generalizada. No Sítio Cajueiro, a estrutura da UBS está praticamente abandonada. O mato está por toda a parte, o piso deteriorado e de acordo com populares, falta atendimento e medicamentos, e eles tem que se deslocar para a sede do município ou o distrito mais próximo.

As reclamações nas UBS da Jaburuna e do Bairro Nossa Senhora de Lourdes estão relacionadas ao pouco efetivo de técnicos em enfermagem para ajudar nos atendimentos e a carência em auxiliares de serviços gerais. A limpeza está sendo realizada pelos poucos funcionários que deixam de fazer suas obrigações para manter o ambiente limpo.

Uma reivindicação frequente dos moradores de Jaburuna, foi a retirada da ambulância do distrito. “Antigamente tínhamos esse veículo  sempre a disposição da população, agora se alguém passa mal, temos que esperar vir uma ambulância da cidade pra prestar o socorro. É uma situação complicada.” Disse uma moradora.


Nota da Secretaria de Saúde 

Os postos não estão sem auxiliares de serviços gerais, temos três auxiliares fazendo revezamento nos postos durante a semana . Quando ocorrer a seleção, encontraremos uma maneira legal de termos mais funcionários trabalhando nesse setor.

Recebemos todos os postos de saúde com problemas estruturais, inclusive o do Cajueiro. Afim de resolvermos esse problema, em parceria com a Secretaria de Obras, estamos fazendo os pequenos reparos imediatos e aguardando a licitação de obras para revertermos problemas estruturais maiores.

O Cajueiro não é cadastrado como PSF, que é composto por médico , enfermeiro e dentista. Ele é apenas PACS, deste vêm recurso para a equipe com o enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de saúde. Mesmo assim solicitamos que o médico de outra unidade de PSF atenda uma vez por semana na unidade, para melhor atender a comunidade.

Sobre os medicamentos, a enfermeira faz a solicitação para a CAF de quinze em quinze dias, onde a farmacêutica fornece para as unidades os medicamentos pactuados pelo SUS. Solicite que a enfermeira coloque seu medicamento na lista de pedidos, caso não o tenha encontrado no posto.

Quanto a ambulância do Cajueiro, ela está no hospital, pois as duas que estavam no hospital estão quebradas aguardando a licitação para serem consertadas , enquanto isso as dos dois distritos , da Jaburuna e Nova Veneza estão em uso no hospital. Sobre capina das unidades, o secretário de obras têm um cronograma que é seguido para este tipo de serviço, já foi pedido urgência para o PSF do Cajueiro, o problema será sanado brevemente.

 

Atenciosamente,
Miria Eugênia Holanda Aguiar Secretária de Saúde