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O pilates é benéfico para o corpo e a mente

O pilates trabalha diferentes músculos, como demonstram o instrutor Sérgio Borges e a aluna Bárbara Ronchi. Entre os resultados favoráveis, estão controlar as emoções, evitar o estresse e garantir uma vida saudável ( Fotos: Douglas Paiva )

Mais do que um exercício aliado à manutenção de um corpo saudável, o pilates proporciona saúde e bem-estar para quem opta pela modalidade.

A correção da coluna é uma das funções realizadas pela atividade física. Isso acontece porque essa parte do corpo fica alinhada e alongada durante todos os exercícios, comenta o educador físico da Pure Pilates, Douglas Paiva. “Quando a atividade é praticada com frequência, a melhora da postura é perceptível”, confessa o educador físico.

Os exercícios propostos durante a aula promovem o fortalecimento muscular e são eficientes em aumentar a flexibilidade do praticante. Segundo o educador físico, a prática é muito importante para prevenir a rigidez das articulações e a falta de mobilidade na terceira idade.

Circulação

Desde a respiração à circulação do sangue, ou seja, todo o organismo é beneficiado pelas aulas de pilates. Isso ocorre porque, durante a sessão, são trabalhados diferentes músculos que ajudam a manter ativas diversas partes do corpo.

“Os exercícios garantem que a circulação sanguínea das áreas exercitadas sejam ativadas, algo importante para prevenir a hipertensão”, complementa o expert Douglas Paiva.

A prática do pilates ajuda no emagrecimento porque contribui para a perda de gorduras localizadas. “Quando a atividade é associada a um exercício aeróbico, com mais gasto de calorias, o resultado é reforçado”, diz Douglas Paiva. Além disso, o especialista afirma que, com o pilates, é possível trabalhar todos os músculos do corpo e deixar os membros melhor definidos. Uma das áreas mais exploradas é o abdômen. “Por isso, esta é uma excelente prática para quem deseja secar a barriga”, ressalta o profissional.

Qualidade do sono

A atividade esportiva aumenta o bem-estar, a sensação de tranquilidade e faz com que a mente se mantenha longe das preocupações. Todos esses fatores contribuem para que a pessoa tenha horas de sono com mais qualidade. Outro benefício do pilates está relacionado à melhora da respiração. Primeiro, ele ajuda a deixar a mente mais leve, livre da ansiedade e do estresse. Depois, porque, durante a prática, a respiração precisa entrar em sincronia com os movimentos.

“Esse exercício faz com que o aluno trabalhe a musculatura respiratória e, consequentemente, passe a respirar muito melhor. O pilates também ajuda a controlar as emoções e afasta o estresse, garantindo uma vida mais saudável”, afirma o educador físico Douglas Paiva.

Diário do Nordeste