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Empresas de cartão de crédito são líderes de reclamação em Fortaleza

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As empresas de cartão de crédito seguem no topo do ranking de reclamações em Fortaleza, segundo dados divulgados pelo Procon nesta quarta-feira (15), Dia do Consumidor.  Até a metade de março, foram 458 denúncias contra empresas que prestam serviços com cartões. Em 2015, as empresas do setor fecharam o ano com 1.433 reclamações, o maior número do período, seguido de telefonia fixa (918).

Em seguida no ranking de reclamações aparecem as instituições financeiras (231 denúncias em 2017), energia elétrica (212), telefonia fixa (189), telefonia celular (186) e água e esgoto (172).

Conciliações via WhatsApp
O Procon Fortaleza adotou o aplicativo para celulares WhatsApp como o meio de desburocratizar conciliações. Consumidores que possuem audiências presenciais já marcadas poderão solicitar a antecipação pelo “WhatsApp do Procon”, no número (85) 98894-1635.

O Procon alerta que o aplicativo não pode ser usado para denúncias e reclamações. Nestes casos, o consumidor deve procurar o site da Prefeitura de Fortaleza, no campo defesa do consumidor. Também é possível registrar algum problema pelo aplicativo Procon Fortaleza.

Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, tanto os consumidores que abrirem reclamação presencial ou os que registraram reclamação pela internet, poderão optar em participar da audiência pelo WhatsApp.

“Esse é mais um canal que vem inovar e aproximar o consumidor de seus direitos. Até as empresas sairão ganhando, pois não haverá necessidade de deslocamento ao Procon”, comentou a Diretora.

Após a realização da audiência de conciliação, consumidor e fornecedor poderão ter acesso ao termo de acordo para que seja devidamente assinado e devolvido ao Procon pelo próprio WhatsApp. Deste modo, todo o andamento da conciliação ocorrerá pela nova ferramenta.

G1 CE