Ubajara Notícias

‘Regra dos 37%’: algoritmo matemático diz a idade com que você deve se casar

casamento noivos alianca 0317 400x800

Apesar de pressões sociais e de familiares, todos sabemos que não existe uma “idade certa” para casar e que um número específico não é capaz de dizer se subir ou não ao altar em determinado período pode resultar em felicidade garantida.

Do ponto de vista matemático, porém, um algoritmo poderia supostamente apontar com quantos anos uma pessoa deve se casar, baseada na “regra dos 37%”. Pelo menos é o que apontam o jornalista Brian Christian e o cientista cognitivo Tom Griffiths, autores do livro “Algorithms to Live By: The Computer Science of Human Decisions” (algoritmos da vida: a ciência da computação das decisões humanas, em tradução livre).

Idade ideal para casar, segundo a matemática

casamento noiva buque 116 400x800

Segundo os especialistas, relata a reportagem do site Business Insider, todos nós tomamos as melhores decisões depois de analisarmos exatamente 37% das opções que temos em nossa frente.

Por exemplo: se você está selecionando candidatos a um emprego, uma vez que você atingiu a marca de 37% das avaliações, já deve escolher um dos profissionais. A partir deste ponto, dizem os autores, sabemos o suficiente para fazer uma boa escolha e não ficamos atolados em uma busca aparentemente interminável.

casamento decoracao igreja 116 400x800

O mesmo conceito então poderia ser aplicado na escolha de um parceiro amoroso. Se a faixa etária entre 18 e 40 anos é levada em consideração como o período em que se está procurando um amor, a marca de 26 anos estaria apontada como os tais 37% defendidos pela regra estatística.

Depois dos 26 anos, segundo os pesquisadores, as opções de qualidade podem ficar indisponíveis. A ideia pode parecer bastante simplista e arbitrária – e talvez até seja mesmo -, mas a idade delimitada está dentro da faixa entre 28 e 32 anos apontada por pesquisas como a que normalmente resulta em casamentos bem-sucedidos.

MSN