Ubajara Notícias

Icó (CE): Internauta flagra carne sendo transportada em carroceria de veículos

Um internauta da cidade de Icó, município de fica no Centro-Sul Cearense, flagrou o transporte inapropriado e sem higiene de carne bovina que é vendida em açougues da cidade.

Em uma das imagens, a carne aparece sendo transportada na carroceria de uma boiadeira que é apropriada para transportar animais vivos e não abatidos. Esse tipo de veículo costuma transportar gado, porcos, ovelhas, cabras e cavalos, além de vários objetos, como pneus e até estrume que são os dejetos dos animais. O risco de contaminação é enorme.

Já em outro flagrante, a carne é transportada na carroceria de uma hilux. Sem proteção, a carne levada para ser vendida aos consumidores fica em contato com a carroceria, local usado para carregar vários objetos e aonde as pessoas pisam com as solas dos calçados. E mais uma vez, o risco de contaminação é enorme.

Na cidade, a população desconfia que possa ter ocorrido algum atraso no pagamento da empresa ou dono do veículo responsável pelo transporte da carne e que os serviços teriam sido suspenso, mas a nossa reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura Municipal de Icó para saber por quais motivos o transporte da carne está sendo realizado sem as mínimas condições de higiene.

É importante alertar à população para ter cuidado com doenças causadas por alimentos mal cozinhados e contaminados que produzem principalmente sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal. As principais doenças causadas por alimentos contaminados são: Salmonella, Bacillus Cereus e Escherichia Coli.

Fica o alerta para os responsáveis pela Vigilância Sanitária.