Ubajara Notícias

Docentes do IFCE Tianguá realizam pesquisa sobre fava

Objetivo é selecionar variedade com potencial agronômico de exploração
Objetivo é selecionar variedade com potencial agronômico de exploração

Os docentes do curso técnico em Agricultura do IFCE Tianguá, Clemilton Ferreira e Adeilson Medeiros, estão participando de um projeto que visa analisar favas conservadas pelos agricultores familiares, avaliando o desempenho agronômico dessas variedades com o objetivo de selecionar as que possuam potencial para nicho de mercado para o município de Tianguá (CE).

No decorrer da pesquisa, será feita a conservação on farm de fava (Phaseolus lunatus) e serão avaliadas sete variedades de favas de diferentes locais, cultivadas em propriedades dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará, objetivando a conservação dos recursos genéticos.

O projeto visa contribuir para a valorização da cultura do feijão fava na região nordeste, informando sobre a caracterização agronômica, social, econômica e cultural dos agricultores familiares produtores de feijão fava. O projeto é parte das atividades do grupo de pesquisa “manejo de recursos genéticos e melhoramento” da Universidade Federal do Piauí, coordenado pela professora Regina Lucia Ferreira Gomes, tendo como orientanda a estudante de Mestrado Luciana Andréa da Costa Soares.

A produção

No ano 2007 foram produzidas, no Brasil, 13.181 toneladas de grãos de fava, numa área plantada de 35.172 hectares sendo os maiores produtores os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Piauí, e Minas Gerais, segundo dados disponibilizados pelo IBGE, em 2008. Vale ressaltar que a fava é uma planta adaptada ao clima semiárido e que está presente em todos os estados nordestinos, possuindo grande importância na segurança alimentar e nutricional das comunidades rurais.