Ubajara Notícias

Portal da Transparência: Divulgados dados de acompanhamento do mês de janeiro

Resultado de imagem para portal da transparencia

Consolidado como a ferramenta de transparência ativa mais utilizada pelo cidadão, o Portal Transparência do Governo do Ceará iniciou o ano de 2017 com 29.310 acessos, segundo maior número desde a criação da ferramenta. De acordo com dados compilados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CFOCS), durante o mês de janeiro, 17.592 usuários acessaram o sistema.

Para Benevides Lôbo, três meses à frente da Célula de Transparência e Ética da CGE, os números do Portal refletem uma maior conscientização dos cidadãos sobre seu poder de interferir nas decisões públicas. “O Portal da Transparência é um instrumento voltado ao cidadão, que permite que todos possam acompanhar e fiscalizar a gestão dos recursos públicos. Dessa forma, temos observado que o Portal vem aumentando gradativamente o número de acessos e usuários, mostrando a participação ativa da sociedade no controle do uso do dinheiro público”, refletiu.

Ainda de acordo com os dados, no mês de janeiro, a página mais acessada foi “Informações de Servidores”, com 24% dos acessos. Em seguida apareceram “Convênios”, registrando 6%, “Contratos”, com 5%, e “Despesas”, registrando 4%. Fortaleza ainda é o município que lidera o número de acessos da plataforma, contabilizando 65%. Em seguida, aparecem as cidades de Juazeiro do Norte (CE), com 4%, São Paulo (SP), com 3%, e Sobral (CE), Crato (CE) e Rio de Janeiro (JN), com 2% cada.

Dados do Portal

O cidadão poderá encontrar na própria plataforma informações compiladas mês a mês sobre acesso, origem e páginas visualizadas dentro da ferramenta, além dos levantamentos dos anos anteriores. Para acessar a todos os números, clique aqui.

Com informação da A.I