Ubajara Notícias

Fortaleza registra 55 quedas de árvores este ano, diz prefeitura

Resultado de imagem para arvore caida apos a chuva

A Prefeitura de Fortaleza contabilizou a queda de 55 árvores este ano. Apenas nesta quarta-feira (1º), sete árvores caíram. Ao longo do ano passado, conforme a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), foram 877 árvores. A prefeitura alerta para a importância de se fazer a retirada das árvores com risco antes da queda.

O superintendente da Urbfor, Regis Tavares, explica que das 55 árvores que caíram este ano, nenhuma apresentava nenhum tipo de anomalia. “Eram sadias, e caíram por interpéries da natureza”, afirma.

Segundo a autarquia, os meses de maiores ocorrências são fevereiro e março, devido à quadra chuvosa, e outubro e novembro, em função dos ventos fortes comuns no estado neste período.

“O olho humano é importante, mas todas as árvores só são cortadas com prévio parecer de um parecer do engenheiro agrônomo. A legislação ambiental não permite o corte sem essa prevenção. Quando as pessoas suspeitarem que aquela árvore pode trazer algum risco à segurança das pessoas, devem entrar em contato conosco”, orienta.

Ele explica que um engenheiro agrônomo da equipe vai ao local para fazer uma avaliação. “Se realmente aquela árvore merecer ser cortada por uma questão de saúde, ela o será. Se não, ela será tratada para que sobreviva, e a pessoa que nos contactou terá todo o esclarecimento necessário”, ressalta.

Para solicitar a prevenção ou a retirada de uma árvore que caiu, o contato da Urbfor é o 3131-7660, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Fora do horário comercial, outros contatos para esse serviço são o da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio do 156, ou o do Corpo de Bombeiros, através do 193.

G1 CE